24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Ministra dos Povos Indígenas vem ao Acre participar do Seminário COParente – Rumo à COP30

A aldeia Yawatxivan, Terra Indígena do Rio Gregório, será palco do Seminário COParente, entre os dias 8 e 10, com apoio do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), do governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas do Acre (SEPI) e da Comissão Pró-Índio do Acre (CPI/AC). A ministra do MPI, Sônia Guajajará participará do evento dia 10.

O evento será uma etapa preparatória rumo à COP30, que acontecerá em novembro, em Belém (PA), que tem o objetivo de construir uma posição conjunta entre os povos e organizações indígenas do Acre e do Amazonas sobre temas-chave da COP30: clima, biodiversidade, salva guardas, créditos de carbono e repartição de benefícios.

A secretária dos Povos Indígenas do Acre, Francisca Arara, explica que o COParente também vai capacitar lideranças e representantes indígenas para uma participação qualificada e articulada na COP.

“A intenção do MPI é realizar uma pré-cop com representantes de povos indígenas do Acre e Amazonas. Para isso temos o apoio do governo Acre para conseguirmos sair daqui com uma proposta bem organizada para a COP30. A ministra vem dia 10 para apresentar todas as temáticas que serão debatidas na COP30 e como será a participação dos povos indígenas”.

Secretária dos Povos Indígenas do Acre, Francisca Arara, destaca a importância do seminário COparente. Foto/Secom

Para Joaquim Tashka, liderança Yawanawá, o momento é de fortalecimento do protagonismo indígena, para levar às negociações globais as realidades, prioridades e soluções construídas nos territórios indígenas.

“Essa é uma oportunidade de defendermos nossos direitos e garantir que as soluções climáticas respeitem os modos de vida tradicionais, os direitos territoriais e a autonomia dos povos indígenas. Precisamos que COP30 leve a mensagem dos que vivem na floresta, pois não estamos aqui só de passagem. Nascemos aqui, vivemos aqui, vamos ficar aqui e queremos deixar um legado para as futuras gerações”.

O COParente também tem o apoio da Wild Foundation, WINS, Wildlife Works, Fundo Socioambiental Casa, Funai e da Associação Sociocultural Yawanawá (ASCY).

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Reforma: Ouvidora do TJAC atende em novo endereço

Jamile Romano

Governo publica novas resoluções para o fortalecimento da Rede Psicossocial no estado, combate às ISTs e Mais Médicos

Raimundo Souza

MPAC recebe doações da Receita Federal para pessoas atingidas pelas cheias no Acre

Jamile Romano

Estado celebra saída de 5,6 mil famílias do Bolsa Família por aumento de renda no Acre e destaca fortalecimento de políticas públicas

Raimundo Souza

Governo do Acre segue acolhendo famílias afetadas pelas enchentes

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco apresenta a imprensa programação do carnaval 2024

Jamile Romano