23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Acre lidera crescimento percentual de empregos formais no país em maio

Publicado em 02/07/2025

Pelo quarto mês consecutivo, o Acre fecha o índice de geração de empregos com saldo positivo, pois o estado registrou, no mês de maio, a abertura de 1.385 novos postos de trabalho com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Com esse resultado, o estado alcançou o maior crescimento percentual do país no período, com variação de 1,24%.

No acumulado de janeiro a maio de 2025, o Acre soma 2.688 empregos formais gerados. Para efeito de comparação, em todo o ano de 2024, o estado criou 6.642 postos com carteira assinada.

Na ocasião da publicação dos resultados positivos referente ao ano de 2024, o governador Gladson Camelí celebrou: “Um dos nossos principais compromissos firmados foi com a geração de emprego e renda. Esses dados refletem que estamos no caminho certo e nos motivam a trabalhar ainda mais para que a nossa população tenha mais oportunidades no mercado de trabalho”.

Em maio, todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas apresentaram saldo positivo. O setor de Serviços liderou com 1.087 novas vagas, seguido por Indústria (125), Comércio (90), Construção (77) e Agropecuária (8).

A maioria das vagas foi preenchida por homens, que ocuparam 749 dos novos postos. Pessoas com ensino médio completo foram as mais contempladas, somando 998 vagas. O maior saldo de empregos se concentrou entre jovens de 18 a 24 anos, com 490 novos postos.

Entre os municípios acreanos, Sena Madureira teve o melhor desempenho, com 1.054 novos empregos e um estoque atual de 5,7 mil vagas formais. Também se destacaram Rio Branco (168), Brasileia (43), Jordão (38) e Tarauacá (25).

No cenário nacional, os estados que mais geraram empregos em números absolutos foram São Paulo (+33.313), Minas Gerais (+20.287) e Rio de Janeiro (+13.642), enquanto o Acre se destacou pelo maior crescimento proporcional.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

PF cumpre mandado em operação contra o abuso sexual infantojuvenil no Acre

Jamile Romano

OAB/AC dialoga e presidente do TJAC assegura sustentações orais em audiências presenciais

Jamile Romano

Polícia Civil desarticula quadrilha que assaltava motoristas de aplicativo em Rio Branco

Kevin Souza

Governador Gladson Cameli assina ordem de serviço para construção de 250 novas unidades habitacionais da Cidade do Povo

Jamile Romano

Escola pública do Acre tem mais de 30 alunos com nota acima de 900 no Enem 2024

Marcio Nunes

Fluxo de umidade deixa o tempo instável e há risco de temporais em todo o Acre nesta terça-feira (15)

Jamile Romano