24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco aponta que focos do mosquito da dengue predominam em residências

Grande parte dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, está dentro das casas dos moradores de Rio Branco. É o que revela um levantamento recente da Secretaria Municipal de Saúde apontando que 93% dos criadouros do mosquito são encontrados em domicílios.

Os focos estão, principalmente, em vasos de plantas, pneus, garrafas, pratos de plantas e outros recipientes que acumulam água parada, criando o ambiente ideal para a reprodução do mosquito.

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, tem atuado de forma intensa no combate à doença. De acordo com o secretário Tony Roque, a orientação do prefeito Tião Bocalom é que os trabalhos de limpeza urbana e eliminação de criadouros ocorram de forma contínua em toda a capital. “A limpeza, desobstrução de bueiros, varrição e roçagem estão sendo feitas de forma contínua nas regionais, atendendo os 221 bairros de Rio Branco e áreas adjacentes”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde também tem ampliado suas frentes de atuação, com ações de vigilância epidemiológica, educação em saúde e reforço na assistência médica. O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destaca que o combate ao Aedes aegypti exige um esforço conjunto entre poder público e população.

“Desde dezembro, intensificamos ações importantes, como a limpeza de espaços públicos em parceria com a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade e também as visitas às residências pelos agentes comunitários de endemias. Graças ao decreto de emergência, conseguimos contratar mais profissionais e reforçar esse trabalho. As visitas têm um caráter educativo e também de fiscalização, pois mais de 90% dos focos estão dentro das casas”, explicou o secretário.

Ainda segundo Rennan Biths, além da vigilância, houve também ampliação do atendimento nas unidades de saúde, inclusive nos fins de semana e feriados, para que a população, com sintomas, receba assistência de forma rápida e eficiente.

“Esse desafio da dengue só será superado com a união de todos: poder público e, principalmente, à população, que precisa cuidar do seu quintal, da sua casa, eliminar qualquer foco de água parada. Cada um precisa fazer sua parte”, reforçou.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com presença do governador Gladson Cameli, solenidade do Exército marca início da formação pioneira de oficiais no Acre

Jamile Romano

Ação humanitária do governo entregou mais de 146 toneladas em alimentos para atingidos pelas enchentes

Marcio Nunes

Governo inicia mutirão de cirurgias oncológicas para combater câncer de pele e reduzir filas de espera

Marcio Nunes

Em encontro sobre orçamento de 2025, vice-governadora Mailza Assis destaca a importância de manter a estrutura orçamentária estadual sólida

Jamile Romano

Energisa orienta sobre cuidados no período chuvoso

Jamile Romano

Legista Ítalo Maia explica a “Síndrome de Lázaro” e o caso do bebê José Pedro

Raimundo Souza