25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Após 15 anos de lei federal, Acre ainda não garante bibliotecas nas escolas públicas

Mais de 15 anos após a aprovação da lei que previa bibliotecas em todas as escolas do país, o Acre ainda enfrenta grandes desafios nesse campo. Dados da Secretaria Estadual de Educação mostram que, das 609 escolas da rede estadual, apenas 175 (28,7%) contam com salas de leitura. Nenhuma unidade possui bibliotecário em seu quadro de funcionários.

A situação no estado segue a média nacional apontada pelo Censo Escolar 2024, que revela que 63% das escolas brasileiras ainda não possuem bibliotecas estruturadas. Em números absolutos, são mais de 114 mil escolas sem esse espaço essencial para o estímulo à leitura e ao letramento de crianças e jovens. Além disso, quase metade das instituições (47,4%) não tem sequer uma sala de leitura.

Na educação infantil, a ausência é ainda mais preocupante. Apenas 32,8% das escolas municipais com esse segmento possuem bibliotecas, justamente na fase considerada prioritária pelo programa federal Criança Alfabetizada, que busca garantir a alfabetização até o final do 2º ano do ensino fundamental.

Embora o Ministério da Educação tenha lançado o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares com a meta de universalização até 2028, especialistas alertam para a lentidão na implantação. Para atingir o objetivo dentro do prazo, seria necessário construir mais de 3.300 bibliotecas por mês , uma meta considerada inviável com os recursos e estratégias atuais.

Como parte dos esforços, o governo federal anunciou cerca de R$ 3 bilhões em investimentos até 2026 no programa Criança Alfabetizada. A iniciativa também prevê a distribuição de 20 milhões de livros literários para escolas públicas e bibliotecas comunitárias em todo o país.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco inicia preparativos para a tradicional Feira do Peixe em abril

Jamile Romano

Deracre e Prefeitura de Brasileia executam tapa-buraco na Ponte José Augusto

Raimundo Souza

Durante o Círio de Nazaré, milhares de devotos percorrem as ruas de Rio Branco em procissão

Raimundo Souza

Governo vai ampliar acesso a bolsas do programa Mães da Ciência para mulheres em situação de rua ou em regime semiaberto

Jamile Romano

Emerson Jarude propõe mudanças na fiscalização de empreendimentos no Acre

Marcio Nunes

Com 180 trabalhos já inscritos, termina nesta sexta o prazo para participar do Prêmio de Comunicação do Governo do Estado do Acre

Raimundo Souza