28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Lula decide acionar STF contra derrubada do IOF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu acionar o STF (Supremo Tribunal Federal) contra a derrubada do decreto que aumentava o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Agora, a Advocacia-Geral da União (AGU) estuda a tese que será apresentada ao Supremo com argumentos do Ministério da Fazenda.

CNN já havia informado que o argumento de líderes governistas, no Congresso, seria de que o PDL (Projeto de Decreto Legislativo) é inconstitucional por não apontar compensações.

O governo cogita resgatar o caso da desoneração da folha de pagamento e pedir ao STF que force o Congresso a indicar como a conta será paga.

O Congresso aprovou a prorrogação do benefício até 2027. A medida foi questionada no Supremo, que busca uma conciliação entre Executivo e Legislativo.

Nas contas dos governistas, a derrubada do aumento do IOF levaria a um novo contingenciamento orçamentário de pelo menos R$ 12 bilhões. Desse montante, R$ 3 bilhões seriam de emendas parlamentares.

Em entrevista à CNN, o ministro Gilmar Mendes disse que há precedentes jurídicos para um recurso sobre o assunto na Suprema Corte.

Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, que quer ir à Justiça buscar nova fonte de receita no orçamento.

[CNN Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

CMN regulamenta lei do Desenrola, e juro do rotativo será limitado a 100%

Marcio Nunes

Hugo diz que Executivo precisa estar “alinhado” em debate da agenda fiscal

Marcio Nunes

Supremo prorroga inquérito contra ex-ministro por importunação sexual

Jamile Romano

Fim da greve: professores e técnicos universitários assinam acordo

Jamile Romano

Botão de contestação do Pix está disponível aos usuários

Redacao

Desemprego fica abaixo de 6% pela 1ª vez no Brasil; IBGE atualiza série histórica

Jamile Romano