22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Lula decide acionar STF contra derrubada do IOF

Publicado em 27/06/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu acionar o STF (Supremo Tribunal Federal) contra a derrubada do decreto que aumentava o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Agora, a Advocacia-Geral da União (AGU) estuda a tese que será apresentada ao Supremo com argumentos do Ministério da Fazenda.

CNN já havia informado que o argumento de líderes governistas, no Congresso, seria de que o PDL (Projeto de Decreto Legislativo) é inconstitucional por não apontar compensações.

O governo cogita resgatar o caso da desoneração da folha de pagamento e pedir ao STF que force o Congresso a indicar como a conta será paga.

O Congresso aprovou a prorrogação do benefício até 2027. A medida foi questionada no Supremo, que busca uma conciliação entre Executivo e Legislativo.

Nas contas dos governistas, a derrubada do aumento do IOF levaria a um novo contingenciamento orçamentário de pelo menos R$ 12 bilhões. Desse montante, R$ 3 bilhões seriam de emendas parlamentares.

Em entrevista à CNN, o ministro Gilmar Mendes disse que há precedentes jurídicos para um recurso sobre o assunto na Suprema Corte.

Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, que quer ir à Justiça buscar nova fonte de receita no orçamento.

[CNN Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo publica nova MP sobre o Pix

Jamile Romano

PF abre operação após alerta do FBI contra suspeito de planejar atos terroristas

Raimundo Souza

Pequenas empresas nos EUA se preparam para dificuldades com tarifas de Trump

Kevin Souza

Bolsonaro passará a noite no hospital, diz médico

Marcio Nunes

Bets não autorizadas serão suspensas nesta terça

Jamile Romano

Ataque hacker: PF rastreia rombo que drenou bilhões via Pix em minutos

Jamile Romano