25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Dengue: vacina do Butantan deve estar disponível no início de 2026

Publicado em 25/06/2025

A aprovação da vacina da dengue – produzida pelo Instituto Butantan – segue sob análise na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília. A expectativa do governo federal, de acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, é que a dose esteja disponível, para ser utilizada em um amplo programa de imunização, no início de 2026.

“A vacina está em um momento de avaliação. A Anvisa questiona e sempre pergunta alguns dados. E o Instituto Butantan está respondendo esses dados. A nossa expectativa é terminar toda essa avaliação para que se possa ter essa vacina disponível no começo do ano que vem”, afirmou o ministro. A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti.

Em entrevista hoje (25), em Brasília, a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Padilha lembrou que, em 2025, os casos da doença caíram mais de 70% e os óbitos mais de 80% quando comparados aos dados de 2024, enquanto o estado de São Paulo registrou aumento na circulação do vírus, concentrando boa parte dos casos e das mortes no país.

Prevenção e controle

“Junho e julho [representam] o período final de maior transmissão da dengue. Passado esse período, vamos trabalhar muito fortemente em agosto e setembro, já no segundo semestre, para os municípios e governos estaduais começarem ações de prevenção, controle e informação à população”, antecipou.

É “para que, quando começar o outro período de transmissão de dengue – janeiro e fevereiro – com pico em março até maio e junho, as coisas já tenham acontecido de forma antecipada. E uma delas é o desenvolvimento e avaliação final da vacina da dengue. Estamos trabalhando firme. A Anvisa fazendo os questionamentos e o Butantan, em uma grande parceria, para que a gente possa ter essa vacina garantida e registrada até o final do ano [2025]”, finalizou.

 

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Câmara aprova aumento de punição a quem provocar incêndios florestais

Marcio Nunes

Farra do INSS: presidente de ONG investigada foi condenado por caixa 2

Raimundo Souza

Rede de abuso sexual infantil é alvo de megaoperação em 20 estados e no DF

Jamile Romano

INSS confirma exposição de dados de até 40 milhões de segurados

Marcio Nunes

Cid acusa defesa de Bolsonaro de abordar filha para saber de delação

Marcio Nunes

Programa de passagens aéreas acessíveis deve sair nas próximas semanas

Marcio Nunes