25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC recomenda medidas para a realização da Expo Plácido 2025

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça de Plácido de Castro, expediu recomendação direcionada à Prefeitura Municipal e a diversos órgãos e entidades públicas e privadas envolvidas na organização da 4ª Feira do Agronegócio de Plácido de Castro – Expo Plácido 2025. O evento irá ocorrer entre os dias 26 e 29 de junho, com a realização de uma cavalgada no dia 28.

A recomendação visa assegurar o cumprimento de medidas de proteção ambiental, de bem-estar animal e de defesa do consumidor, com ênfase na prevenção de maus-tratos aos animais que participarão da cavalgada. Foram solicitadas providências como a ampla divulgação do itinerário do evento, identificação dos animais por meio de pulseiras ou adesivos, apresentação de documentos obrigatórios como Guia de Trânsito Animal (GTA) e exames de anemia infecciosa e mormo, além da garantia de acesso à água, alimentação e descanso aos animais envolvidos.

Também foram recomendadas ações de fiscalização quanto ao uso de equipamentos que possam causar ferimentos, sobrecarga de animais, abandono ou condução inadequada, bem como restrições à participação de crianças desacompanhadas ou à montaria de mais de uma pessoa por animal. A recomendação abrange ainda aspectos relacionados ao controle sanitário dos alimentos e bebidas comercializados durante o evento, com vistoria prévia dos estabelecimentos por parte da Vigilância Sanitária Municipal.

O documento também orienta a atuação conjunta com órgãos de segurança pública e de fiscalização ambiental, como o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Acre (IDAF), o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) e o Corpo de Bombeiros, a fim de garantir a ordem e a segurança durante a festividade.

Ao final do evento, foi solicitado o envio de relatórios detalhados das ações realizadas e eventuais irregularidades observadas, especialmente quanto às questões ambientais e de consumo. Os destinatários da recomendação têm o prazo de cinco dias, a contar da confirmação de recebimento, para informar ao MPAC sobre o acatamento das medidas indicadas. A não observância poderá ensejar a adoção de medidas administrativas e judiciais cabíveis.

Foto: Áquila Santos / Prefeitura de Plácido de Castro

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sammy Barbosa compõe lista tríplice para vaga no STJ

Jamile Romano

Divulgados os locais de votação para eleição de juiz de paz marcada para 30 de novembro

Redacao

Governo avança nas obras do Complexo Viário da Avenida Ceará e anuncia data de conclusão das obras

Jamile Romano

Governo e Prefeitura de Rio Branco abrem processo seletivo para curso gratuito de guia de turismo

Jamile Romano

MPAC e Idaf realizam operação de apreensão de carne clandestina em Rio Branco

Jamile Romano

Governo realiza cerimônia para oficializar homenagem a Flaviano Melo na Fundhacre

Jamile Romano