24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Médico alerta para surto de infecções respiratórias com mudanças bruscas de temperatura no Acre

As variações climáticas registradas no Acre neste mês de julho, marcadas por alternância entre friagens e calor intenso, têm provocado impactos diretos na saúde da população. O imunologista Guilherme Pulici alerta para o aumento expressivo nos casos de doenças respiratórias e os riscos associados às mudanças bruscas de temperatura e umidade.

“As mudanças bruscas de temperatura geralmente vêm acompanhadas de mudanças da umidade relativa do ar nesta época do ano e afetam principalmente crianças, idosos e portadores de doenças respiratórias crônicas (asma, rinite, sinusite, enfisema, DPOC), causando inflamação das vias aéreas e crises de tosse e falta de ar que tanto sobrecarregam os hospitais e UPAs”, ressaltou o médico.

Segundo ele, esse cenário influencia diretamente a capacidade de defesa do organismo.
“Extremos de temperatura e baixa umidade prejudicam o sistema imunológico. Isso enfraquece vários mecanismos de defesa do nosso corpo, deixando a gente mais vulnerável às infecções, principalmente as respiratórias, que são na maioria das vezes causadas por vírus”, explicou.

Além das doenças respiratórias, Pulici alerta que outras condições de saúde também podem se agravar, como problemas cardíacos crônicos, diabetes e doenças nos rins e no fígado.

Entre os quadros mais frequentes durante esse período, o médico destaca a bronquiolite , que atinge com maior gravidade bebês e idosos ,, além da gripe e resfriados comuns.
“A bronquiolite, que afeta bebês e idosos, a gripe, os resfriados comuns, todos estes causados por vírus que circulam mais nesta época, são as mais comuns e que mais sobrecarregam o sistema de saúde”, disse.

Por fim, o imunologista reforça a importância da prevenção, especialmente por meio da vacinação.
“Manter o calendário vacinal em dia é fundamental. A vacina contra a gripe está disponível no SUS e, na rede privada, existe também vacina contra a bronquiolite. Prevenir é a melhor forma de proteger quem a gente ama, principalmente os mais vulneráveis”, concluiu.

[Jamile Romano – Redação]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre é o estado da Amazônia Legal com menos alertas de desmatamento na 1ª quinzena de dezembro

Jamile Romano

Cruzeiro do Sul: Justiça atende pedido do MPAC e determina regularização de cirurgias eletivas

Jamile Romano

Justiça Federal libera área do bairro Wanderley Dantas para regularização fundiária em ação conjunta do Governo do Acre

Raimundo Souza

Secretaria de Planejamento divulga resultados da pesquisa de custo da cesta básica de março em Rio Branco

Jamile Romano

Nota Pública sobre suspensão das atividades escolares da rede pública estadual nesta segunda

Raimundo Souza

MDB do Acre fará convenção em agosto para eleger nova direção e representantes

Kevin Souza