23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Lula diz que se emendas forem dadas com seriedade “não é tão mau”

Publicado em 19/06/2025

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Nos últimos dias, o governo Lula (PT) tem acelerado a liberação dos recursos de emendas parlamentares após pressão do Congresso Nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu em defesa das emendas parlamentares, questão que gerou um atrito entre o Judiciário e Legislativo no ano passado. O petista disse que, quando a emenda é dada com seriedade, tem endereço fixo e identidade “não é tão mau”.

“Quando a emenda é dada com seriedade, você sabe que ela tem endereço fixo, tem identidade. Isso não é tão mau. Agora, o que era mau era que você não tinha nenhum controle das emendas. Isso acabou”, declarou Lula em entrevista ao podcast Mano a Mano, do cantor Mano Brown, publicada na madrugada desta quinta-feira (19/6).

O presidente explicou: “Agora, as emendas são compartilhadas dentro do programa de desenvolvimento do Orçamento do governo”. “Houve uma certa moralização nessa relação entre Executivo e Legislativo”, completou.

Nos últimos dias, o governo federal tem acelerado a liberação dos recursos em meio à insatisfação dos parlamentares. Levantamento do Metrópoles indica que até essa quarta-feira (18/6), o valor empenhado – reservado para pagamento – era de R$ 667,4 milhões.

Os mais de R$ 500 milhões são referentes ao pagamento de emendas individuais: aquelas indicadas por parlamentares para ações do Orçamento do governo federal.

Crise

Parlamentares indicam a demora na liberação das emendas como uma das principais causas para a deterioração na relação entre Congresso Nacional e Palácio do Planalto.

Símbolo dessa fase é a derrota do governo na aprovação de um projeto de decreto legislativo (PDL) para derrubar o decreto que reajusta o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), proposto pela equipe econômica.

(Metrópoles)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Vagner Sales assume presidência do MDB no Acre e defende união interna

Kevin Souza

Governo e STF avaliam que julgamento de Bolsonaro pode levar a novas sanções dos EUA

Raimundo Souza

Câmara pede que STF revise decisão que suspendeu emendas parlamentares

Jamile Romano

PF aponta que Bolsonaro cogitou pedir asilo político ao presidente da Argentina

Kevin Souza

‘Fim da obrigatoriedade da autoescola deve valer em 2025’, diz Renan Filho

Raimundo Souza

Lula diz que se Macron vê problema em Mercosul-UE ‘deve fazer proposta’

Raimundo Souza