35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Secretaria de Agricultura apresenta balanço da execução do Programa de Aquisição de Alimentos Indígena

Publicado em 18/06/2025


O governo do Acre é parceiro do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), na execução do Programa Aquisição de Alimentos (PAA). Na modalidade indígena dessa política pública, que vem sendo implementada pela Secretaria de Agricultura (Seagri), o estado tem se destacado de modo pioneiro no cenário nacional, ao beneficiar 510 agricultores familiares indígenas, assegurando a compra de sua produção, bem como a segurança alimentar das comunidades escolares e familiares de 75 escolas e 74 aldeias, representando 30% do território indígena acreano.

Com o objetivo apresentar o balanço parcial das ações realizadas, discutir os desafios e definir os próximos passos para a ampliação do programa, a Seagri promoveu nesta terça-feira, 17, em Rio Branco, uma reunião com representantes de instituições parceiras.

Atualmente o programa está em execução em Feijó, beneficiando os povos Katukina e Kaxinawá. Em Tarauacá, contempla os Kaxinawá da Colônia 27, do Igarapé do Caucho e do Rio Humaitá. Em Assis Brasil e Sena Madureira, atende os Mamoadate; em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus, (Alto Rio Purus), e Marechal Thaumaturgo, beneficia os Kaxinawá e Ashaninka do Rio Breu.

Entre os produtos mais adquiridos pelo PAA Indígena, destacam-se a banana comprida, banana prata, mandioca, coco verde, cana-de-açúcar, lima, limão, mamão, caiçuma e pupunha, além de amendoim e açaí, totalizando cerca de 80 itens.

A execução do programa se dá em duas etapas principais, iniciando-se pelo diagnóstico da produção e cadastro dos agricultores, seguidos da realização de oficinas de capacitação para produtores, professores e lideranças locais. As oficinas orientam sobre a pesagem, qualidade dos produtos e logística de entrega semanal às escolas indígenas. O programa também considera a capacidade de armazenamento das aldeias para organizar as entregas de forma fracionada ao longo do ano letivo, evitando desperdícios e garantindo o fornecimento contínuo.

Reunião na sede da Secretaria de Agricultura teve como umas das prioridades os encaminhamentos sobre ampliação do PAA Indígena. Foto: cedida

O secretário de Agricultura, Luís Tchê, enfatiza que a implantação do programa é uma conquista coletiva, que reforça o compromisso com a valorização da agricultura familiar indígena e com o respeito à diversidade cultural do estado: “Estamos falando de uma ação que já alcança mais de 500 famílias agricultoras indígenas, em diferentes territórios e etnias. Isso é motivo de orgulho e nos impulsiona a seguir ampliando esse modelo, com responsabilidade, escuta e parceria. Seguiremos firmes, trabalhando lado a lado com nossos parceiros e com as lideranças indígenas, para que o PAA continue sendo uma ferramenta de transformação social, de inclusão produtiva e de fortalecimento das políticas públicas voltadas às comunidades tradicionais”.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ptolomeu : STJ julga governador Gladson Cameli, nesta 4ª

Jamile Romano

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos lança ação solidária e campanhas de conscientização na Expoacre

Raimundo Souza

Número de beneficiários do Bolsa Família cai após aumento da renda familiar

Jamile Romano

Prefeito de Rio Branco garante, em Brasília, recursos para construção do Parque da Criança e obras de infraestrutra na cidade

Jamile Romano

Opera Acre amplia acesso à saúde com cirurgias em diferentes regiões do estado

Raimundo Souza

Acre promove Seminário Estadual contra o Tráfico de Pessoas e fortalece rede de proteção

Marcio Nunes