24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Entenda por que você não deve tomar café assim que acorda

O café da manhã brasileiro muitas vezes inclui a própria bebida que dá nome à refeição. Porém, especialistas alertam: consumir café logo ao despertar pode ser prejudicial à saúde.

Desde questões gastrointestinais até alterações hormonais, a primeira xícara do dia pode trazer mais problemas que benefícios. Descubra os motivos e o horário ideal para seu cafezinho.

Os riscos para o sistema digestivo

O café estimula a produção de ácido clorídrico no estômago, podendo causar refluxo, gastrite e dores abdominais. Quem sofre de síndrome do intestino irritável pode ter os sintomas agravados.

A bebida também tem efeito diurético e laxante. Como acordamos naturalmente desidratados, o café pode piorar essa condição, eliminando ainda mais líquidos do organismo.

Impacto nos níveis de cortisol

O cortisol, hormônio que nos ajuda a despertar, já atinge seu pico natural pela manhã. A cafeína interfere nesse processo, podendo causar cansaço posteriormente.

Como a cafeína combate o cortisol, tomar café pela manhã pode te deixar mais cansado, explica a ciência. Além disso, pode desencadear ansiedade, tremores e irritabilidade.

Qual o melhor horário para o café?

O pico matinal de cortisol começa a diminuir cerca de três horas após acordar. Esse é o momento ideal para a primeira xícara, quando o corpo já completou seu processo natural de despertar.

Essa estratégia permite aproveitar tanto a energia natural do corpo quanto os efeitos da cafeína, sem os malefícios do consumo precoce. Sua saúde digestiva e hormonal agradecem.

[Metrópoles]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Moraes decide que Bolsonaro continuará preso na superintendência da PF

Marcio Nunes

Ministério Público da Itália dá parecer favorável à extradição de Zambelli

Raimundo Souza

Taxa média de desemprego em 2023 é a menor desde 2014

Jamile Romano

Governo federal gastou R$ 3,5 bi em viagens sob sigilo para servidores desde 2014

Raimundo Souza

Dólar vai a R$ 5,46 e renova máxima desde julho de 2022

Marcio Nunes

Ministro das Comunicações Juscelino Filho decide pedir demissão após denúncia da PGR

Marcio Nunes