33.3 C
Rio Branco
domingo, 24 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Violência contra mulheres cresce 47% no Acre, aponta Mapa da Violência

Publicado em 16/06/2025

Apesar da redução geral nas tentativas de homicídio no Acre em 2024, os casos contra mulheres aumentaram 47%. É o que aponta o Mapa da Violência 2025, divulgado pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

O estado registrou 305 tentativas de homicídio no ano passado — uma queda de 14,8% em relação a 2023, quando foram 358. No entanto, o número de vítimas mulheres saltou de 53 para 78. Já os casos envolvendo homens caíram de 303 para 227. Duas ocorrências não tiveram o sexo da vítima identificado.

O dado expõe uma grave disparidade de gênero e indica a vulnerabilidade das mulheres, especialmente em contextos de violência doméstica. Especialistas alertam para falhas na prevenção e proteção às vítimas.

No cenário nacional, a tendência de crescimento também preocupa. Estados como Amazonas (+97,5%), Amapá (+71,5%) e Rondônia (+41,7%) tiveram os maiores aumentos proporcionais. Já o Acre aparece entre os estados com maior queda, ao lado de Rio Grande do Sul e Sergipe.

O Espírito Santo lidera a taxa de tentativas de homicídio, com 67,45 vítimas por 100 mil habitantes, seguido por Rondônia e Mato Grosso. Por regiões, os maiores índices estão no Centro-Oeste e Norte do país.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Petecão propõe Lei Orgânica Nacional das Polícias Penais e presidirá frente parlamentar em defesa da categoria

Marcio Nunes

Lene propõe PL para reduzir carga horária de assistentes sociais na Capital

Marcio Nunes

Estado promove formação continuada para coordenadores administrativos das escolas estaduais

Jamile Romano

Governo do Acre planeja Operação Verão 2025 com retomada de 36 obras e melhorias em ramais

Marcio Nunes

Eduardo Velloso acompanha caso de Thomas, criança com glaucoma congênito, e articula tratamento em hospital de referência em SP

Marcio Nunes

Defensoria Pública do Acre alerta sobre golpes de cobranças por serviços jurídicos

Jamile Romano