30.3 C
Rio Branco
domingo, 24 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Câmara pauta urgência para derrubar decreto de IOF mesmo após reedição

Publicado em 12/06/2025

Mesmo tendo sido reeditado pelo governo federal, a Câmara dos Deputados decidiu pautar na próxima segunda-feira (16) a urgência do projeto de decreto legislativo (PDL) que pode derrubar o decreto presidencial publicado ontem, que mexe no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A nova publicação do Executivo reduziu o impacto das mudanças do IOF que tinham sido feitas no final de maio. 

O governo elevou algumas alíquotas do IOF para cumprir a meta fiscal de 2025, tendo em vista que o Executivo já havia bloqueado ou contingenciado mais de R$ 30 bilhões do orçamento deste ano.

A votação marcada para a próxima semana vota a urgência da análise do decreto do IOF. Não foi discutida, por enquanto, a votação do mérito. Ainda que o PDL 313 seja aprovado no mérito, volta a valer o decreto anterior sobre o IOF, que tem efeitos ainda maiores sobre a arrecadação.

O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), disse que não restaram nem 20% do decreto original e que as mudanças foram feitas ouvindo os parlamentares.

“O que remanesceu no texto é algo que se reporta exclusivamente a operações do mercado financeiro que representam 2% ou 3% das mobilizações em relação a isso. O governo entende a posição adotada por parte da Câmara, mas nós vamos buscar votos para a manutenção dos termos de decreto porque o que ficou do decreto já resulta de um conjunto de diálogos com o ministro Haddad, que o governo teve tanto com a Câmara quanto com Senado”, explicou o líder governista.

O governo editou nova MP para ser uma alternativa ao decreto do IOF, que foi criticado pela maioria do Parlamento. Porém, o Executivo manteve parte do decreto do IOF, ainda que com impacto menor.

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), disse que o objetivo é derrubar os dois decretos, o novo e o anterior.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre segue acolhendo famílias afetadas pelas enchentes

Raimundo Souza

Enfermeira Ana Beatriz assume a presidência da Fundhacre; veja mudanças

Jamile Romano

Acre sedia curso especializado para atuação das forças de Segurança nas fronteiras

Marcio Nunes

Jovem de 18 anos é vítima de tentativa de feminicídio em Tarauacá; suspeito é ex-namorado

Jamile Romano

Juíza do TJ-AC lança guia de direitos para pessoa com Síndrome de Down

Jamile Romano

Parceria entre Prefeitura e Embrapa no plantio de arroz beneficiará produtores da agricultura familiar

Marcio Nunes