23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Socorro Neri defende aprovação do novo PNE para o próximo decênio

Publicado em 12/06/2025

A presidente da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ), deputada federal Socorro Neri (PP-AC), defendeu nesta terça-feira (11) a importância da aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que irá nortear as metas educacionais do país entre 2025 e 2035. A fala foi proferida durante um café da manhã promovido pela Frente, em Brasília, com a presença de parlamentares, representantes do setor educacional e do Ministério da Educação.

O encontro reuniu membros da FPeduQ como a deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP), o senador Izalci Lucas (PL-DF) – ambos coordenadores da Frente –, o deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), além de Daniel Ximenes, diretor de Regulação da Educação Superior do MEC, e representantes de instituições de ensino particular de diversas regiões do país.

“É importante aprovarmos o novo PNE do próximo decênio, ouvindo atentamente e extraindo o que terá de melhor nos seminários que serão realizados pelo país para debater a temática. Trata-se de uma construção que exige escuta qualificada e compromisso com o futuro da educação brasileira”, afirmou Socorro Neri.

A parlamentar destacou que o Acre será palco de um dos encontros mais relevantes do processo de escuta pública para o novo PNE. A convite dela, o estado receberá no próximo dia 27 de junho, em Rio Branco, a deputada Tábata Amaral (PSB-SP), presidente da Comissão Especial do PNE, da qual Socorro Neri é vice-presidente.

“Educação se constrói com escuta, planejamento e compromisso coletivo. E o Acre terá voz ativa nesse processo de formulação de um plano educacional mais justo, inclusivo e de qualidade”, concluiu.

SNE e EaD

Durante o encontro, também foram debatidos outros temas relevantes para o setor educacional, como a regulamentação da Educação a Distância (EaD) e o Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/2019, que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE) — já aprovado pelo Senado e atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.

Tanto Daniel Ximenes quanto o deputado Rafael Brito ressaltaram a importância da parceria com o setor particular para a construção e a efetividade das pautas debatidas, especialmente no que diz respeito à regulamentação do EaD e à consolidação do SNE. Ambos reforçaram que o diálogo com as instituições privadas é fundamental para garantir um sistema educacional coeso, democrático e alinhado às diferentes realidades do país.

Sobre a FPeduQ

Lançada no dia 10 de maio de 2023, a Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) tem como objetivo discutir no Congresso Nacional melhorias nos programas de acesso à educação, como FIES e Prouni, além da qualidade do ensino, inovação e tecnologia na educação, reforma tributária e outras pautas importantes.

O setor particular de ensino é responsável pela educação de mais de 15 milhões de brasileiros, dos quais 90% são das classes C, D e E. Além disso, é responsável por 77% dos alunos no ensino superior e 20% no ensino básico.

A frente é presidida pela deputada federal Socorro Neri (PP-AC) e tem como vice-presidente na Câmara o deputado Átila Lira (PP-PI). No Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) é o vice.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPAC desenvolve funcionalidade no SAJ para acompanhamento da cobrança de pena de multa

Jamile Romano

Iapen e Ieptec oferecem curso de marceneiro para detentos no Polo Moveleiro de Rio Branco

Marcio Nunes

Sesacre realiza ação em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa

Raimundo Souza

Com mais de 11 mil procedimentos realizados em 2025, Opera Acre agenda 573 novas cirurgias para outubro

Kevin Souza

Idaf promove simulado de combate à praga da banana e fortalece medidas fitossanitárias no Acre

Raimundo Souza

Em Brasília, Bocalom trata sobre o PAC do governo federal, para tocar a água e o esgoto da capital

Marcio Nunes