28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre sedia Campeonato Regional Norte de Bocha Paralímpica e garante vagas para torneio nacional

Com espírito de inclusão, superação e representatividade, o Acre sediou no sábado e domingo, 6 e 7, o Campeonato Regional Norte de Bocha Paralímpica 2025. O evento foi realizado no ginásio poliesportivo do Serviço Social do Comércio (Sesc) Bosque, em Rio Branco, e reuniu 40 atletas cadeirantes do próprio Acre e de Rondônia, Pará, Roraima e Amapá. A competição é uma etapa classificatória para o Campeonato Brasileiro de Bocha, que será realizado em São Paulo (SP).

Promovido pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), o campeonato contou com o apoio da Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (Seel), que prestou suporte logístico e estrutural aos participantes e delegações visitantes, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento do esporte paralímpico, garantindo acessibilidade, apoio técnico e estrutura, para que mais atletas possam representar o estado no cenário nacional e internacional.

Para o titular da Seel, Ney Amorim, abrigar a competição é motivo de orgulho para o estado. “Foi muito bacana o Acre ter sediado esse ciclo tão importante do esporte paralímpico. A Secretaria de Esporte deu total apoio a todos os atletas que vieram competir aqui. Ainda estamos cuidando da logística do retorno deles, mas o evento foi um sucesso”, destacou.

Os atletas acreanos fizeram bonito na disputa e conquistaram duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Segundo Ney Amorim, o desempenho da equipe local chamou a atenção dos olheiros da seleção brasileira. “Temos atletas muito bem posicionados, que estão no radar da seleção. Isso mostra o potencial e a força do nosso esporte paralímpico”, comemorou.

Entre as histórias que marcaram a competição, está a de Emilson Farias, atleta da classe BC3, que superou desafios pessoais para estar presente. O desportista relatou que não se sentia preparado para competir, pois vinha de um período de recuperação de uma úlcera de compressão. Mesmo assim, decidiu “com fé e gratidão” participar.

“Agradeço primeiramente a Deus, segundo à equipe de enfermagem da unidade Ruy Lino, terceiro à minha equipe de treinadores da APA [?] e à Ufac [Universidade Federal do Acre], por nos conceder o espaço pra treinar. Não posso deixar de agradecer também ao nosso secretário de Esporte, Ney Amorim, que proporcionou toda a logística para os atletas dos outros estados poderem participar e abrilhantarem mais um campeonato na regional Norte”, afirmou o atleta.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com nota 5,0 no MEC, Faculdade Sebrae é referência no setor de empreendedorismo

Jamile Romano

Reforma tributária e auxílio financeiro aos estados são pautas de reunião do Comsefaz

Marcio Nunes

Curso de salgadeiro abre inscrições para mulheres da Cidade do Povo, em Rio Branco

Jamile Romano

Governo inicia pagamento do segundo lote de verbas rescisórias a ex-servidores estaduais na próxima quarta

Marcio Nunes

Acre ocupa 15ª posição entre os estados com menor índice de inadimplência Por Saimo Martins – 17/10/2025 – 5h41

Kevin Souza

Com apresentações de quadrilhas e diversidade de shows, programação completa do Arraial Cultural é divulgada

Marcio Nunes