24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Mundo

Sentença de prisão para Cristina Kirchner é confirmada em última instância

A Suprema Corte da Argentina confirmou por unanimidade nesta terça-feira (10) a condenação da ex-presidente Cristina Kirchner a seis anos de prisão e a proibição perpétua de que ela ocupe cargos públicos.

Formado pelos juízes Horacio Rosatti, Carlos Rosenkrantz e Ricardo Luis Lorenzetti, o máximo tribunal argentino se reuniu na tarde desta terça para decidir sua posição sobre o recurso apresentado pela defesa da ex-presidente.

A líder peronista, que governou a Argentina entre 2007 e 2015, foi condenada por irregularidades em licitações de obras rodoviárias em Santa Cruz, província do sul do país, na qual ela e seu falecido marido e ex-presidente Néstor Kirchner desempenharam grande parte de sua vida política.

Sob acusação de administração fraudulenta e prejuízo para a administração pública, a ex-presidente havia sido condenada em duas instâncias judiciais. Então, ela entrou com recurso na Suprema Corte contestando os fundamentos jurídicos da sentença.

A decisão da Suprema Corte foi um voto conjunto de seus três integrantes, que rejeitaram os argumentos apresentados para anular a sentença proferida em dezembro de 2022 pelo Segundo Tribunal Federal de Oratória.

Ao mesmo tempo, a Corte confirmou a absolvição de Kirchner do crime de associação criminosa, acusação que já havia sido requerida pelo Ministério Público em instâncias anteriores.

[CNN Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Humilhação de calouros choca estudantes de Medicina na Bolívia

Raimundo Souza

Avião pega fogo após pouso forçado no Canadá; vídeo mostra momento

Raimundo Souza

Indonésia habilita mais 17 frigoríficos do Brasil para exportação de carne bovina

Redacao

Ainda volátil, mercado suspira, com bolsas em alta. No Brasil, dólar cai

Raimundo Souza

Equador escolhe presidente neste domingo em meio a onda de violência

Raimundo Souza

VÍDEO: Pré-candidato à presidência da Colômbia é baleado durante evento; estado de saúde é grave

Raimundo Souza