28.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Mundo

Sentença de prisão para Cristina Kirchner é confirmada em última instância

Publicado em 10/06/2025

A Suprema Corte da Argentina confirmou por unanimidade nesta terça-feira (10) a condenação da ex-presidente Cristina Kirchner a seis anos de prisão e a proibição perpétua de que ela ocupe cargos públicos.

Formado pelos juízes Horacio Rosatti, Carlos Rosenkrantz e Ricardo Luis Lorenzetti, o máximo tribunal argentino se reuniu na tarde desta terça para decidir sua posição sobre o recurso apresentado pela defesa da ex-presidente.

A líder peronista, que governou a Argentina entre 2007 e 2015, foi condenada por irregularidades em licitações de obras rodoviárias em Santa Cruz, província do sul do país, na qual ela e seu falecido marido e ex-presidente Néstor Kirchner desempenharam grande parte de sua vida política.

Sob acusação de administração fraudulenta e prejuízo para a administração pública, a ex-presidente havia sido condenada em duas instâncias judiciais. Então, ela entrou com recurso na Suprema Corte contestando os fundamentos jurídicos da sentença.

A decisão da Suprema Corte foi um voto conjunto de seus três integrantes, que rejeitaram os argumentos apresentados para anular a sentença proferida em dezembro de 2022 pelo Segundo Tribunal Federal de Oratória.

Ao mesmo tempo, a Corte confirmou a absolvição de Kirchner do crime de associação criminosa, acusação que já havia sido requerida pelo Ministério Público em instâncias anteriores.

[CNN Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Avião foi alertado sobre risco de colisão com pássaros na Coreia do Sul

Raimundo Souza

Após crise respiratória, Papa Francisco recebe transfusão de sangue

Raimundo Souza

Cadeira vazia: EUA não enviarão nenhum representante de alto escalão à COP30

Raimundo Souza

Primeira missa na Notre-Dame reaberta tem recado sobre crise política da França

Raimundo Souza

EUA enviam mais de 4.000 militares para águas ao redor da América Latina em ação contra cartéis, diz site

Raimundo Souza

VOCÊ VIU? Céu da China amanhece com 7 sóis; VEJA VÍDEO

Raimundo Souza