25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

2º Festival de Teatro OBA leva arte gratuita e acessível para o público em Rio Branco

O grupo O Barulho do Acre realiza, nos dias 9, 10 e 11 de junho, a segunda edição do Festival de Teatro OBA, evento que movimenta a cena cultural de Rio Branco com apresentações teatrais gratuitas e acessíveis ao público. Os espetáculos acontecem no Teatro de Arena do SESC, no Centro, e no Auditório do Cela, localizado no campus da UFAC.

A programação traz ao público três montagens que integram o repertório do grupo e de artistas convidados: “Moças do Samba”, com o show “Samba, de onde vem?”, será apresentada no dia 09/06 (segunda-feira), às 19h30, no Teatro de Arena do SESC; no dia 10/06 (terça-feira), às 8h, é a vez do espetáculo “Uma História de Amor”, no Auditório do Cela; e encerrando a programação, “As Confiadas”, de Marília Bomfim do Teatro GPT, será exibido no dia 11/06 (quarta-feira), às 19h30, novamente no Teatro de Arena do SESC. Todas as apresentações são gratuitas e contam com acessibilidade em Libras.

O Festival integra as ações do grupo O Barulho do Acre, fundado em 2006, que ao longo dos anos tem se destacado na cena teatral local por sua linguagem autoral, repertório consistente e iniciativas de valorização cultural. A segunda edição tem o propósito de fortalecer a produção artística acreana, dar visibilidade aos grupos de teatro e incentivar a formação de novos públicos. Além das apresentações, o festival promove debates formativos após os espetáculos, ampliando o diálogo entre artistas e plateia.

“Esse festival é um espaço de encontro e reconhecimento. O palco se torna espelho da nossa história, das nossas lutas e afetos. O teatro tem esse poder de transformar e tocar as pessoas, e levar os estudantes ao teatro é plantar sementes de consciência, de crítica, de sensibilidade. É sobre acreditar que a arte muda o mundo”, afirma a artista Sandra Buh, integrante do grupo O Barulho do Acre e uma das idealizadoras do evento.

Voltado para a comunidade escolar, a ação abre também espaço para o público em geral que pode fazer reserva de ingressos gratuitos por meio do link https://forms.gle/8S2y8deHV38gCpJm9.

O projeto é uma produção da Pé Rachado Produções – O Barulho do Acre, com apoio da FETAC (Federação de Teatro do Acre), Sesc Acre e Governo do Estado do Acre. Conta com financiamento da Fundação Garibaldi Brasil e da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A realização é do grupo O Barulho do Acre e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, no contexto do projeto “Brasil: União e Reconstrução”.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre registra mais de 34 mil inscritos no Enem 2025; Rio Branco concentra 60% das participações

Kevin Souza

Pela 1ª vez no AC, Seminário Internacional de Bioeconomia promove discussões sobre desenvolvimento sustentável; saiba como participar

Raimundo Souza

Vice-governadora Mailza Assis prestigia Marcha para Jesus em Cruzeiro do Sul

Raimundo Souza

Veja o que abre e o que fecha no feriado do Dia do Católico no Acre

Jamile Romano

Estado do Acre atrai mais de R$ 16 milhões em investimentos com instalação de novas indústrias em Rio Branco, Epitaciolândia e Brasileia

Raimundo Souza

Rebeca bate Biles, leva ouro e vira maior medalhista da história do Brasil

Jamile Romano