25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

No Acre, a Justiça Eleitoral cancelou 22 mil títulos devido à ausência nas eleições

Imagem: Reprodução TRE

Entre os dias 30 de maio e 2 de junho, a Justiça Eleitoral do Acre anulou 22 mil títulos de eleitores devido à ausência em três eleições seguidas, de acordo com a Resolução no 23.737/2024 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Provimento no 1/2025 da Corregedoria-Geral Eleitoral.

Rio Branco é o município com maior número de cancelamentos, contabilizando quase 12 mil títulos inválidos. Cruzeiro do Sul lidera o ranking com mais de 2 mil títulos cancelados, seguido por Tarauacá (1.012), Sena Madureira (960) e Feijó (836).

Nos outros municípios, a distribuição dos eleitores era a seguinte: Acrelândia (407 eleitores); Assis Brasil (245); Brasileia (720); Capixaba (322); Epitaciolândia (356); Jordão (118); Plácido de Castro (356); Rodrigues Alves (365); Santa Rosa do Purus (83); Senador Guiomard (668) e Xapuri (439).

A anulação do título de eleitor impossibilita a emissão de documentos como passaporte e CPF, além de complicar a participação em concursos públicos e a inscrição em instituições federais. O cidadão com o título cancelado tem a possibilidade de regularizar sua situação junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), através dos canais oficiais.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Vinte detentos deixam o crime e se convertem ao evangelho em presídio do Acre

Kevin Souza

Frentes de trabalho do Deracre aceleram Operação Verão em rodovias do Acre

Marcio Nunes

”A parte alta da cidade está abandonada, vamos trabalhar pra mudar essa realidade”, disse Marcus Alexandre em visita aos bairros Vitória e Eldorado

Marcio Nunes

Abastecimento de água da capital volta à normalização

Jamile Romano

Ações de governo garantem elucidação de casos de feminicídio no estado

Raimundo Souza

Com concerto da Furiosa, homenagens e discurso do governador Gladson Camelí, PMAC encerra programação do Mês da Mulher

Jamile Romano