23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

TJAC manda suspender imediatamente greve dos servidores da educação em Rio Branco

Publicado em 03/06/2025

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) determinou, nesta segunda-feira (2), a suspensão imediata da greve dos servidores da educação municipal de Rio Branco. A decisão foi tomada pelo desembargador Lois Arruda, que classificou o movimento, iniciado em 22 de maio, como ilegal e abusivo.

Segundo o magistrado, a paralisação desrespeitou exigências previstas na Lei de Greve (Lei nº 7.783/1989), como o esgotamento das negociações com o poder público e a comunicação formal do movimento por parte do SINPROAC, sindicato que representa os professores da rede básica.

“A greve, em tal caso, não pode ocorrer sem que todas as possibilidades de diálogo com o ente público sejam esgotadas, mesmo que esse processo seja demorado”, afirmou Arruda.

A prefeitura alegou que os sindicatos Sinteac e SINPROAC não cumpriram requisitos legais como o aviso prévio de 72 horas e a manutenção de, no mínimo, 30% dos serviços essenciais. Ainda conforme o município, a paralisação afetou 47 escolas, prejudicando o direito à educação de crianças e adolescentes.

O governo municipal também argumentou que está impedido de conceder reajustes salariais ou benefícios aos servidores, em razão das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A decisão prevê multa de R$ 50 mil caso os sindicatos descumpram a ordem judicial e exige o retorno de 100% dos servidores às atividades. O Sinteac ainda deverá apresentar documentos que comprovem a legalidade da assembleia que aprovou a greve.

A medida segue válida até o julgamento final do processo.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo reúne 241 vereadores no 1º Encontro Estadual com foco na qualificação política

Jamile Romano

Acre reduz focos de queimadas em 78% e fortalece combate aos crimes ambientais

Marcio Nunes

Oportunidade na Ufac: mestrado em Filosofia está com inscrições abertas até 21/10

Jamile Romano

Bocalom sanciona lei que proíbe nomeação de condenados por violência doméstica, sexual e outros crimes em Rio Branco

Kevin Souza

Polícia Civil cumpre nove mandados e prende liderança e faccionados responsáveis por ataques no Acre

Jamile Romano

Dados oficiais desmistificam ideias de forte fluxo de acreanos para outros estados

Marcio Nunes