35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Idaf promove capacitação para reforçar monitoramento de pragas na bananicultura no Acre

Publicado em 02/06/2025


Para ampliar o controle e a prevenção de pragas que ameaçam a cultura da banana no Acre, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), promove, entre os dias 2 e 6 de junho, uma capacitação para nivelamento das pragas da banana e simulação da FOC R4T para os técnicos do Idaf.

Segunda cultura permanente do Acre, a banana é a principal fruta cultivada no estado, sendo a fonte de renda para muitas famílias. Por isso, promover treinamentos torna-se fundamental, pois somente dessa forma será possível contribuir para a adoção dos critérios necessários no conjunto de medidas para controle da doença, instituídas por portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Essa iniciativa do Idaf é fundamental para assegurar a qualidade da produção agrícola no estado, e promover a capacitação técnica dos nossos profissionais é o primeiro passo para proteger a bananicultura acreana. Com esse fortalecimento todos eles irão a campo para realizar o monitoramento, bem como para instruir os produtores rurais de todos os municípios”, explica a chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal do Idaf, engenheira agrônoma Gabriela Tamwing.

Essa capacitação estratégica foca no aprimoramento do monitoramento de pragas como a raça 4 tropical (TR4) do fungo causador da murcha de fusário da bananeira, conhecida como fusariose. Além da sigatoka-negra e do moko da bananeira, pragas que comprometem a saúde das plantações, representando um grave risco para a produção de bananas, podendo ocasionar perdas significativas.

Durante uma semana, os participantes terão acesso a conhecimentos técnicos atualizados sobre identificação de pragas, práticas de manejo e critérios de certificação de origem, fundamentais para o rastreamento e controle da cadeia produtiva, visando garantir a conformidade fitossanitária dos produtos de origem vegetal, fortalecendo a segurança e a qualidade da produção.

O analista da Embrapa, Lauro Saraiva Lessa, destacou a importância do curso para o controle sanitário das pragas que atingem a cultura da bananeira. “A Embrapa gera informações, mas se não conseguirmos repassá-las para o produtor rural, tudo isso será vazio. Por isso estamos aqui: para transmitir aos técnicos toda a nossa experiência com as culturas, para que eles possam repassar aos produtores e corrigir quando for necessário.”

A partir dessa capacitação, técnicos e engenheiros agrônomos monitorarão as plantações no estado, fortalecendo a defesa agropecuária e promovendo a sustentabilidade da bananicultura acreana.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

OCA Móvel completa 3 anos de atividade e ultrapassa 40 mil atendimentos no Acre

Marcio Nunes

Secretaria de Agricultura apresenta balanço da execução do Programa de Aquisição de Alimentos Indígena

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre conclui curso de Conciliação e Mediação de Conflitos para 23 novos conciliadores

Raimundo Souza

Boletim da seca – nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo – 8 de outubro

Jamile Romano

Estado e Município planejam Carnaval da Família 2025 em Rio Branco

Jamile Romano

“Por isso, levantamos nossa voz e pedimos: Anistia já!” Diz diz prefeito Tião Bocalom em ato pró-anistia

Raimundo Souza