24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre se destaca entre os estados com menores índices de mortalidade e morbidade no trânsito

O Acre figura entre os estados brasileiros com as menores taxas de mortalidade e morbidade no trânsito, de acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com base no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e no Sistema de Informações Hospitalares (SIH), ambos do Departamento de Informática do Sistema único de Saúde (Datasus).

Segundo o levantamento, o Acre registrou uma taxa de mortalidade no trânsito de 11,20 óbitos para cada 100 mil habitantes, o que coloca o estado na 4ª posição entre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal com o menor índice, atrás apenas dos estados de São Paulo, com 10,95; Amazonas com 11,14; e Distrito Federal, com 11,18.

Já em relação à morbidade no trânsito, os dados indicam que o Acre ocupa o 13º lugar, uma posição intermediária entre os estados com o menor número de internações hospitalares decorrentes de acidentes de trânsito. São 113,6 casos para cada 100 mil habitantes.

Mortalidade e morbidade

A diferença entre morbidade e mortalidade no trânsito está no tipo de consequência dos acidentes. Morbidade refere-se à ocorrência de ferimentos, lesões ou doenças resultantes dos chamados sinistros de trânsito. Envolve todas as pessoas que sofreram algum tipo de dano físico ou psicológico, mas que sobreviveram.

Já a mortalidade diz respeito aos casos em que o acidente resulta em óbito, seja imediato ou algum tempo depois, em decorrência das lesões.

De acordo com a presidente do Detran/AC, Taynara Martins, cada número, seja de mortalidade ou morbidade, representa uma vida impactada diretamente pela violência no trânsito e a missão do órgão é contínua.

“O Detran e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar têm trabalhado incansavelmente na implementação de políticas públicas de educação para o trânsito, campanhas de conscientização, fiscalização e capacitando seus agentes. A educação é um pilar fundamental para transformar comportamentos e promover um trânsito mais seguro e humano. A segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada e nosso objetivo é construir um Acre com índices cada vez menores”, observa.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Feliz Dia dos Pais 🤝🙌🏻🙏🏼

Raimundo Souza

Governo quer leiloar 50 aeroportos na Amazônia Legal e no Nordeste

Raimundo Souza

Aproximadamente 10 mil pessoas visitaram a praça da revolução na noite de natal

Jamile Romano

Senador Sérgio Petecão propõe ampliar Área de Livre Comércio também em Assis Brasil

Marcio Nunes

Governo do Acre abre mais de 80 vagas em cursos gratuitos do Ieptec

Marcio Nunes

Acre participa de seminário de abertura da Expoalimentaria em Lima

Marcio Nunes