22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Prefeitura de Rio Branco participa do XIX Fórum Estadual da Undime/Acre

Publicado em 31/05/2025

Com a intenção de promover a articulação, mobilização e integração dos dirigentes municipais de educação e garantir a qualidade da educação básica e a participação municipal nas políticas educacionais, o prefeito em exercício e secretário Municipal de Educação, Alysson Bestene, representou a Prefeitura de Rio Branco no XIX Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Acre (Undime/Acre), realizado entre os dias 28 a 30 de maio, no auditório do E-Amazônia, na Universidade Federal do Acre (Ufac).

Alysson: “Vamos realizar boas ações” (Val Fernandes/Secom)

Durante o evento, foram abordados temas ligados à educação básica, como: a ‘Arte de Conviver e Aprender’, a ‘Busca Ativa Escolar’, o ‘Novo Plano de Ações Articuladas (PAR)’, a ‘Escola em Tempo Integral’, o compromisso nacional ‘Criança Alfabetizada’, além de um debate sobre gestão escolar.

Seguindo o cronograma do fórum, na sexta-feira (30), aconteceu a esperada eleição da nova diretoria da Undime seccional Acre. Na ocasião, o secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, foi escolhido presidente por unanimidade entre os secretários de Educação dos municípios do Acre.

“Agora, revestido como presidente da Undime/Acre, vamos unir todos, buscando fazer um excelente trabalho com boas parcerias junto ao Governo do Estado e reforçar que Rio Branco como capital, é a casa de todos. E consequentemente, vamos realizar boas ações num propósito único: a educação de qualidade para o Estado do Acre”, destacou Bestene.

Luiz: “Viemos entender melhor como a educação local funciona” (Val Fernandes/Secom)

Para Luiz Miguel Martins, presidente da Undime seccional São Paulo, sua participação na eleição do Acre vem para que ele possa entender melhor como a educação local funciona, haja vista, as peculiaridades que a Região Norte enfrenta, como, por exemplo, a presença da Educação Indígena, dificuldade de acesso a alguns municípios e outros.

“Venho nessa perspectiva e encontrando uma coisa espetacular, que sabemos da existência que é a Undime/Acre ter essa característica de união e colaboração. Ela se torna uma grande influenciadora para a Undime Nacional por ter essa presença. Se pensamos numa educação do Brasil, ele precisa primeiro respeitar a identidade cultural, bem como o jeito de ser de cada local. Além de pensar num parâmetro que coloque todos os estados brasileiros num nível de educação que dê a chance de escolher o que é importante para ele.”

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Educação do Acre recebe premiações durante 7º Fórum Estadual Étnico-Racial

Redacao

Procuradoria-Geral de Justiça decide arquivar investigação contra Gusttavo Lima e ‘Vai de Bet’ por lavagem de dinheiro

Raimundo Souza

Programa do Ministério da Saúde entregou mais de 252,7 mil absorventes gratuitos no Acre

Jamile Romano

Lene propõe PL para reduzir carga horária de assistentes sociais na Capital

Marcio Nunes

Café 3 Corações anuncia patrocínio à 4ª edição do Qualicafé durante encontro com governador Gladson Camelí

Redacao

Boletim enchentes – 28 de dezembro

Raimundo Souza