23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Secretaria de Educação organiza ações do Programa Aprender é o Caminho no Vale do Juruá

Publicado em 29/05/2025


A Representação da Secretaria de Educação do Acre (RSEE) em Cruzeiro do Sul sediou na quarta-feira, 28, uma etapa do Acompanhamento Pedagógico Formativo voltado ao enfrentamento da distorção idade-série na rede pública estadual. A atividade integra o ciclo de formações realizadas ao longo desta semana em Manoel Urbano, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.

O encontro reuniu equipes gestoras, assessores pedagógicos, professores e alunos envolvidos no Programa Aprender é o Caminho, que atende estudantes com defasagem entre idade e série escolar. O objetivo é organizar orientações pedagógicas e fortalecer as ações nas escolas que aderiram ao programa.

De acordo com a chefe da Divisão de Enfrentamento à Distorção Idade-Série (Diedis), Hemila Suelen de Oliveira, o acompanhamento é realizado de forma presencial nos núcleos de representação e nas unidades escolares. “Trabalhamos com avaliação diagnóstica, observação de sala de aula, material de apoio pedagógico, sequência didática e currículo específico do programa. O regime é de dois anos em um, por isso requer acompanhamento pedagógico diferenciado”, explicou.

A ação faz parte de uma iniciativa do governo do Estado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por meio do projeto Trajetórias de Sucesso Escolar, que desde 2015 atua na superação da distorção idade-série em estados da Região Norte.

Em Cruzeiro do Sul, o programa é acompanhado pela assessora pedagógica da RSEE, Lurdênia Lima. Segundo a educadora, a atividade formativa fortalece a atuação da equipe local. “Sempre que a equipe de Rio Branco vem, nos traz novas metodologias e formas de acolhida, tanto para os alunos quanto para a capacitação dos professores. Aqui, a Escola Madre Adelgundes Becker é a unidade que aderiu ao programa e recebe esse acompanhamento”, afirmou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Oito cidades do Acre têm melhora acima da média nacional em ações para crianças e adolescentes e ganham Selo Unicef

Marcio Nunes

Cerca de 15 mil adolescentes ainda não tomaram a vacina contra HPV em Rio Branco, diz Saúde

Jamile Romano

Estado e Acisa vão levar educação financeira a escolas da rede pública

Jamile Romano

Prepare o casaco : forte frente fria derruba as temperaturas no Acre nesta sexta-feira

Jamile Romano

Última edição do Saúde Itinerante de 2025 reúne 150 crianças em atendimentos de neuropediatria em Sena Madureira

Raimundo Souza

OCA Móvel leva cidadania a Tarauacá no Mutirão da Documentação da Trabalhadora Rural

Raimundo Souza