28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Petecão propõe projeto que regulamenta porte de arma para policiais penais em todo o Brasil

O senador Sérgio Petecão (PSD) apresentou, nesta quinta-feira (29), o Projeto de Lei  (PL) 2.613/2025, que garante o porte de arma de fogo em todo o território nacional aos policiais penais federais, estaduais e distritais.  A proposta altera o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826 de 2003) e busca preencher uma lacuna legal, existente desde o reconhecimento constitucional das polícias penais como forças de segurança pública, pela Emenda Constitucional 104, de 2019.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Penal, Petecão observa que, apesar de atuarem diretamente na escolta, custódia e transporte de presos — muitas vezes enfrentando o crime organizado dentro e fora dos presídios —, esses profissionais ainda não contam com uma previsão clara quanto ao porte de arma fora do serviço.

“Isso os expõe a riscos constantes, já que são frequentemente alvo de represálias por parte de criminosos”, afirmou o senador.

O projeto assegura o porte em serviço e fora dele, com validade em todo o território nacional. Para Petecão, a medida garante segurança jurídica e condições mínimas de defesa pessoal a quem atua na linha de frente de um dos setores mais perigosos da segurança pública.

“A atuação desses profissionais vai além dos muros das penitenciárias. Eles lidam com facções criminosas poderosas e precisam estar protegidos. Nosso projeto corrige uma omissão legal e reconhece a importância da atividade e os riscos a que estão expostos os que a integram,” declarou.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Abastecimento de água deve se normalizar até o fim de semana após atraso em manutenção na ETA 2

Kevin Souza

Procon alerta consumidores sobre aumento abusivo de preços durante cheias

Jamile Romano

Festival TechJovem encanta crianças e destaca painéis internacionais no segundo dia

Raimundo Souza

Comarca de Tarauacá institui protocolo de atendimento para casos suspeitos de abuso e exploração infantil

Jamile Romano

Governo destinou R$ 41 milhões à cultura por meio da Fundação Elias Mansour em 2024

Marcio Nunes

”Se não tem pão, que comam brioches”: Roberto Duarte compara Lula a Maria Antonieta por fala sobre inflação

Jamile Romano