24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Política

Comissão do Senado aprova convite a Haddad para explicar aumento do IOF

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, na terça-feira (27), um convite para que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explique o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) anunciado pelo governo. O requerimento foi apresentado pelo senador Izalci Lucas (PL-DF).

Ainda não há data definida para que Haddad compareça à comissão.

O ministro deve ser ouvido por deputados no dia 11 de junho, em uma audiência conjunta das comissões de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira e Controle. A reunião com o chefe da equipe econômica, no entanto, já estava prevista antes do anúncio sobre o IOF.

O aumento no IOF foi anunciado na última quinta-feira (22) e, no mesmo dia, contou com um recuo parcial do Executivo. Ante a repercussão negativa no mercado, o Ministério da Fazenda decidiu revogar o aumento do imposto para investimentos de fundos nacionais no exterior.

Levantamento feito pela CNN aponta que o Congresso Nacional acumula 19 projetos apresentados para barrar o aumento do IOF.

A maioria das propostas é patrocinada pela oposição, que promove ofensiva para sustar as medidas. Do total, 15 foram protocoladas por congressistas do Partido Liberal (PL) e do Novo. Outras três, no entanto, tiveram autoria de deputados do União Brasil, MDB e do Solidariedade — que compõem a base aliada do governo.

[CNN Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Petecão e Barbary garantem R$ 20 milhões para novo porto em Cruzeiro do Sul

Marcio Nunes

Governo dos EUA impõe Lei Magnitsky à mulher de Alexandre de Moraes

Redacao

PGR: ação do núcleo 3 mostra intenções “homicidas” de trama golpista

Redacao

Moraes manda soltar ex-assessor internacional de Bolsonaro após 6 meses de prisão

Jamile Romano

Moraes determina extradição de foragidos do 8/1 que estão no exterior

Jamile Romano

Sabatinas de Dino e Gonet começam com críticas ao formato da sessão

Marcio Nunes