24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Polícia Civil do Acre participa de Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

A Polícia Civil do Acre marcou presença no Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, realizado na segunda-feira, 26, no auditório do Ministério Público do Estado do Acre, em Rio Branco. Promovido pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, o evento reuniu representantes de diversas instituições públicas, profissionais da rede de proteção e especialistas, com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas à prevenção e ao atendimento das vítimas.

A delegada Juliana De Angelis, da Polícia Civil, atuou como mediadora de um dos painéis e destacou a relevância da cooperação entre os diversos órgãos envolvidos no enfrentamento à violência sexual infantojuvenil. “Eventos como este são fundamentais para alinhar esforços. O diálogo entre os setores, conforme destacado durante o seminário, será crucial para superar desafios como a subnotificação de casos e a garantia de acesso universal ao sistema de proteção, buscando qualificar o acolhimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A Polícia Civil tem atuado de forma proativa, não apenas na investigação rigorosa dos crimes, mas também na promoção de um ambiente seguro para as vítimas”, afirmou a delegada.

O seminário foi dividido em três painéis temáticos. O primeiro abordou o fluxo de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, com ênfase nas práticas realizadas pela Maternidade Bárbara Heliodora e pelo Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco. O segundo painel tratou do fortalecimento das boas práticas da rede de proteção, com destaque para o papel do Poder Judiciário. Já o terceiro painel discutiu a implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e os desafios relacionados à aplicação da Lei nº 13.431/2017, que institui a escuta especializada e o depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência.

(Agência de Notícias)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estado interdita trecho na Avenida Ceará para garantir agilidade e segurança na execução dos serviços do Complexo Viário

Raimundo Souza

Governo do Acre entrega tablets para estudantes de Santa Rosa do Purus

Redacao

Veja o momento do “sim” no casamento de Kellen e Tião Bocalom

Raimundo Souza

Empresários acreanos conhecem novas tecnologias durante Fispal, em São Paulo

Marcio Nunes

Vereador Zé Lopes propõe desconto no salário de colegas que atrasam sessões na Câmara de Rio Branco

Kevin Souza

Sine Acre disponibiliza 57 vagas de emprego em Rio Branco nesta quinta-feira

Kevin Souza