23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Acre realiza 1ª Oficina de Microplanejamento do Programa Brasil Saudável e reforça compromisso com a eliminação de doenças de determinação social

Publicado em 20/05/2025

A capital Rio Branco sedia, entre os dias 19 e 22 de maio, a primeira Oficina de Microplanejamento do Programa Brasil Saudável, uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa eliminar doenças de determinação social, aquelas diretamente relacionadas a desigualdades de acesso, condições precárias de moradia, saneamento, educação e saúde. O evento ocorre no auditório da Livraria Paim, no centro de Rio Branco, reunindo representantes de órgãos públicos, lideranças indígenas, movimentos sociais e autoridades em saúde pública.

O encontro integra uma estratégia nacional intersetorial e interministerial para enfrentar 11 doenças que ainda representam graves problemas de saúde pública no país, como tuberculose, hanseníase, sífilis, malária, tracoma, esquistossomose, oncocercose, filariose linfática, doença de Chagas, leishmaniose e hepatite viral. A proposta é unir diferentes áreas do governo e da sociedade para combater os fatores sociais e ambientais que favorecem a transmissão dessas enfermidades e dificultam o acesso a serviços e tecnologias de saúde.

Artur Kalishman, diretor substituto do Departamento de ISTs do Ministério da Saúde, destacou o caráter inclusivo e estratégico da ação. “Temos muita tecnologia de ponta, vacinas, medicamentos e estratégias eficazes, mas ainda há gente ficando para trás por falta de acesso, cidadania e enfrentamento ao preconceito. Essa política busca lidar com os determinantes sociais, promover cidadania e garantir que ninguém fique de fora do SUS e de seus benefícios”, afirmou.

Durante a oficina, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre (Cosems), George Eduardo, celebrou a chegada do programa ao estado. “É com grande alegria que o Acre recebe essa oficina e também a contemplação de mais 20 municípios com essa iniciativa. Um esforço conjunto para solucionar problemas de saúde que há tempos atingem nossa população. A expectativa é que esse programa dialogue com as reais necessidades do povo acreano”, declarou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Primeira friagem do ano se aproxima: Acre terá chuva intensa e ventania nesta terça, diz Friale

Jamile Romano

Trabalho integrado entre Samu e Ciopaer salva vida de criança indígena no interior do Acre

Redacao

Prazo Estendido: Inscrições para mais de 1.100 vagas na Educação vão até domingo (7)

Kevin Souza

Nível do Rio Acre ultrapassa cota de alerta em Rio Branco após fortes chuvas

Raimundo Souza

Parque Ambiental Chico Mendes estará aberto no feriado de Finados

Raimundo Souza

Governador destaca parceria e sucesso do 25º Festival do Açaí em Feijó

Marcio Nunes