24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre realiza 1ª Oficina de Microplanejamento do Programa Brasil Saudável e reforça compromisso com a eliminação de doenças de determinação social

Atualizada em 20/05/2025 16:28

A capital Rio Branco sedia, entre os dias 19 e 22 de maio, a primeira Oficina de Microplanejamento do Programa Brasil Saudável, uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa eliminar doenças de determinação social, aquelas diretamente relacionadas a desigualdades de acesso, condições precárias de moradia, saneamento, educação e saúde. O evento ocorre no auditório da Livraria Paim, no centro de Rio Branco, reunindo representantes de órgãos públicos, lideranças indígenas, movimentos sociais e autoridades em saúde pública.

O encontro integra uma estratégia nacional intersetorial e interministerial para enfrentar 11 doenças que ainda representam graves problemas de saúde pública no país, como tuberculose, hanseníase, sífilis, malária, tracoma, esquistossomose, oncocercose, filariose linfática, doença de Chagas, leishmaniose e hepatite viral. A proposta é unir diferentes áreas do governo e da sociedade para combater os fatores sociais e ambientais que favorecem a transmissão dessas enfermidades e dificultam o acesso a serviços e tecnologias de saúde.

Artur Kalishman, diretor substituto do Departamento de ISTs do Ministério da Saúde, destacou o caráter inclusivo e estratégico da ação. “Temos muita tecnologia de ponta, vacinas, medicamentos e estratégias eficazes, mas ainda há gente ficando para trás por falta de acesso, cidadania e enfrentamento ao preconceito. Essa política busca lidar com os determinantes sociais, promover cidadania e garantir que ninguém fique de fora do SUS e de seus benefícios”, afirmou.

Durante a oficina, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre (Cosems), George Eduardo, celebrou a chegada do programa ao estado. “É com grande alegria que o Acre recebe essa oficina e também a contemplação de mais 20 municípios com essa iniciativa. Um esforço conjunto para solucionar problemas de saúde que há tempos atingem nossa população. A expectativa é que esse programa dialogue com as reais necessidades do povo acreano”, declarou.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Instituto Socioeducativo do Acre realiza Arraial da Diversão na Escola Darquinho

Raimundo Souza

Ufac inicia elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional

Marcio Nunes

Ifac formaliza adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos da Conab

Jamile Romano

Sessão solene em homenageia os 55 anos do 7º Batalhão de Engenharia de Construção

Marcio Nunes

Governo do Acre realiza mutirão de cirurgias de cistoscopia para diagnóstico e controle de câncer urológico

Raimundo Souza

Acre apresenta maior redução de chamadas por roubo dos últimos 12 anos

Jamile Romano