quinta-feira, 15 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Rio Branco terá 50 novos ônibus após aprovação de empréstimo milionário

Atualizada em 15/05/2025 09:44

Após horas de impasse e negociações nos bastidores, a Câmara Municipal de Rio Branco aprovou, por unanimidade entre os vereadores presentes, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 10/2025, que autoriza a Prefeitura a contratar um empréstimo de R$ 67 milhões junto à Caixa Econômica Federal. Os recursos serão utilizados para a compra de 50 novos ônibus, por meio do Programa Refrota, do Governo Federal.

O projeto tramitava em regime de urgência urgentíssima e enfrentou resistência inicial de alguns parlamentares, que apontaram falta de clareza em pontos do texto. A sessão chegou a ser suspensa pela manhã, com previsão de retomada apenas na quinta-feira (15). No entanto, por volta das 16h desta quarta-feira (14), os trabalhos foram retomados e a proposta foi votada no mesmo dia — sem a presença de vereadores da oposição, como André Kamai, Neném Almeida e Eber Machado.

Relator do projeto e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o vereador Aiache reforçou a necessidade de aprovação imediata, alertando para o risco de o município perder o acesso aos recursos federais.

“A data limite é até amanhã. Se não enviarmos, podemos perder essa frota. Outros estados já avançaram nesse processo. Votei favorável por entender que a cidade precisa com urgência de ônibus novos. A frota atual vive quebrando ou pegando fogo”, afirmou.

O empréstimo viabiliza a aquisição de 44 ônibus movidos a combustão e seis modelos elétricos. Segundo o articulador institucional da Prefeitura, Jonathan Santiago, o financiamento será coberto pelas empresas que vencerem a licitação pública do transporte.

“Os veículos serão repassados às empresas vencedoras do certame, que assumirão o pagamento das parcelas do empréstimo. Pode ser uma ou mais empresas, a depender da licitação. Cada uma será responsável pelas rotas que operar”, explicou.

O recurso é oriundo do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e faz parte da estratégia da gestão municipal para modernizar o sistema de transporte coletivo da capital acreana.

Artigos Relacionados

Prefeito acompanha presidente do TCE em visita às obras na capital

Marcio Nunes

Com presença do governador Gladson Cameli, solenidade do Exército marca início da formação pioneira de oficiais no Acre

Jamile Romano

Bocalom assina decreto de situação de emergência na capital

Marcio Nunes

Confira a programação do Carnaval da Família 2025

Jamile Romano

Energisa oferece descontos especiais para quitar contas de energia em atraso

Jamile Romano

Vice-governadora Mailza Assis assina termos de fomento para realização da reforma do Lar dos Vicentinos

Raimundo Souza