21.8 C
Rio Branco
quarta-feira, 14 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Com governadores unidos pelo clima e pelas florestas, Acre entra nos preparativos finais para sediar evento global do GCF Task Force

Atualizada em 13/05/2025 16:31

O governo do Acre realizou na tarde desta terça-feira, 13, uma reunião preparatória com todos os secretários de Estado e dirigentes de autarquias para os últimos ajustes da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF Task Force), que será sediada em Rio Branco entre os dias 19 e 23 de maio. A preparação reforça o protagonismo do Acre na agenda ambiental global e marca um momento histórico para o estado.

A reunião foi convocada a pedido do próprio governador Gladson Camelí, atual presidente do GCF, reforçando o compromisso do governo com a realização de um evento à altura da importância internacional que ele representa. A edição deste ano contará com a presença de diversos governadores dos 11 países que compõem o GCF e que, juntos, cobrem mais de um terço das florestas tropicais do mundo. Ao todo, cerca de 500 participantes, entre representantes de governos, órgãos internacionais e da sociedade civil, devem participar do encontro.

“É importantíssimo, e eu queria pedir essa dedicação a vocês cada vez mais. É uma oportunidade única que o Acre está tendo ao sediar esse encontro. Precisamos levar uma mensagem pronta, objetiva, para a COP30, lá em Belém”, destacou o governador durante a reunião, reforçando que o mundo inteiro estará durante os cinco dias de programação de olho em Rio Branco, que se tornará um verdadeiro polo de debates estratégicos sobre o futuro das florestas tropicais e a mitigação das mudanças climáticas.

O evento contará com painéis, oficinas, reuniões bilaterais e apresentações de experiências locais e internacionais em políticas de baixo carbono. A expectativa é de que o encontro fortaleça ainda mais a posição do Acre como referência global em desenvolvimento sustentável.

A reunião também terá como foco o alinhamento de uma posição conjunta entre os governadores dos países-membros da força-tarefa, com o objetivo de consolidar compromissos que serão levados à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que será realizada em Belém (PA). Para Camelí, este alinhamento é essencial: “Estou ligando pessoalmente para cada governador. O momento é agora. Precisamos estar preparados para a COP30, e o Acre tem muito a mostrar.”

Uma oportunidade sem igual

Com mais de duas décadas de protagonismo em políticas ambientais, o Acre apresenta resultados concretos em áreas como manejo sustentável, pagamento por serviços ambientais, monitoramento por satélite e participação ativa das comunidades tradicionais na gestão territorial. Esses temas farão parte da programação oficial, com a presença de líderes indígenas, extrativistas, agricultores e representantes da juventude, demonstrando que a política ambiental do estado é inclusiva e construída com diálogo social.

Além da agenda institucional e das visitas de campo, o governo do Estado também prepara uma programação cultural para recepcionar os participantes, valorizando a identidade e a diversidade cultural do povo acreano. A expectativa é que o evento deixe um legado não apenas ambiental, mas também econômico e turístico, promovendo o Acre como destino estratégico para investimentos sustentáveis e ecoturismo.

Durante a programação da comitiva dos governadores e delegados no estado, foram montadas rotas para que esses grupos possam conhecer essas práticas. As visitas devem ocorrer nas cidades de Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia, Acrelândia e Plácido de Castro.

A 15ª Reunião Anual da GCF Task Force representa um marco na história do Acre, reunindo líderes de diferentes continentes em torno de uma pauta comum: preservar as florestas, combater as mudanças climáticas e promover justiça social e econômica para as populações que vivem nesses territórios. O governador Gladson Camelí resume o momento com um apelo à mobilização: “Esse é o nosso momento. Vamos mostrar ao mundo que o Acre faz parte da solução”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Acre amplia vacinação contra dengue para crianças e adolescentes

Jamile Romano

Aproximadamente 10 mil pessoas visitaram a praça da revolução na noite de natal

Jamile Romano

A Igreja de Deus realiza atividades de redução de carbono em todo o mundo para celebrar o Dia do Meio Ambiente

Jamile Romano

Parceria entre Iapen e Detran promoveu último grupo reflexivo de trânsito do ano para cumpridores de alternativas penais

Marcio Nunes

Petecão propõe projeto de lei para combater os crimes de piratarias nos rios da Amazônia

Marcio Nunes

Após mais de 10 dias, operação de limpeza do Rio Acre recolhe mais de 600 toneladas de lixo

Jamile Romano