23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
GeralMundo

Papa Leão XIV pede paz na Ucrânia e Gaza ao rezar para 150 mil no Vaticano

Publicado em 11/05/2025
Foto: Reprodução / Redes Sociais / CNN

O papa Leão XIV falou com mais de 150 mil fiéis reunidos na Praça de São Pedro para a tradicional oração do “Regina Caeli”, sua primeira aparição pública como Sumo Pontífice, neste domingo (11). Do balcão central da Basílica de São Pedro, o pontífice iniciou seu discurso. As informações são da CNN.

“Caros irmãos e irmãs: bom domingo. Considero um dom de Deus que o primeiro domingo do meu serviço como bispo de Roma seja o Domingo do Bom Pastor, o quarto domingo do tempo pascal”.

Em seu pronunciamento, Leão XIV destacou a urgente necessidade de novas vocações sacerdotais e religiosas na Igreja Católica, exortando as comunidades a acolherem os jovens em busca de seu caminho espiritual. “É importante que os jovens e as jovens encontrem, nas nossas comunidades, acolhimento, escuta e encorajamento no seu caminho vocacional”, afirmou, reforçando o papel da fé na formação de futuros líderes da Igreja.

Além disso, o papa Leão XIV alertou para os horrores de uma “terceira guerra mundial travada aos poucos”, reforçando o falado pelo papa Francisco e dirigiu-se aos líderes globais com um pedido: “Nunca mais a guerra!”.

O pontífice expressou profunda dor pelos conflitos na Ucrânia e em Gaza, afirmando carregar no coração “o sofrimento do amado povo ucraniano” e pedindo esforços incansáveis por uma “paz autêntica, justa e duradoura”. “Sejam libertados os prisioneiros e que as crianças possam retornar às próprias famílias”, suplicou, em referência às vítimas da guerra no Leste Europeu.

Sobre a crise humanitária em Gaza, o papa afirmou: “Sinto muita dor ao ver o que ocorre na Faixa de Gaza”, declarou, exigindo um “cessar-fogo imediato”, a libertação de todos os reféns e ajuda urgente para a população civil. Apesar do cenário sombrio, Leão XIV celebrou uma notícia positiva: o recente cessar-fogo entre Índia e Paquistão, expressando esperança de que as negociações levem a um acordo definitivo.

Ao final de sua fala, o pontífice homenageou todas as mães, no domingo em que muitos países celebram o Dia das Mães. “Uma saudação carinhosa a todas as mães”, disse, arrancando aplausos da multidão.

BN

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pedro Pascoal afirma que Hosmac só será desativado após estruturação completa da rede estadual de saúde mental

Kevin Souza

Acre recebe antídoto destinado ao tratamento de intoxicações por metanol

Redacao

Brasil nega ajuda para participação na COP30

Raimundo Souza

Comércio acreano cresce 20%, gera R$ 648 milhões em renda e governador destaca papel da iniciativa privada e das obras públicas no resultado

Raimundo Souza

Concretagem marca nova fase das obras do viaduto da Avenida Ceará, em Rio Branco

Kevin Souza

Veja os convidados do programa O X da Questão de hoje,30, na TV Rio Branco canal 81/ TV Cultura

Raimundo Souza