28.4 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Com apoio do Estado, Educandário Santa Margarida promove 1ª corrida de rua

Atualizada em 11/05/2025 10:04

Evento reuniu voluntários, apoiadores e comunidade em geral. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Com o apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (Seel), na manhã deste domingo, 11, foi realizada a 1ª Corrida e Caminha do Educandário Santa Margarida.

“O Educandário tem mais de 80 anos de história cuidando dessas crianças e o Estado está aqui presente conosco, a Secretaria deu uma grande estrutura, fez uma tratativa, articulou com outras secretarias também, então as tendas, a alimentação, as tratativas com o Detran, com o Bombeiro, para que hoje a gente tivesse um evento de excelência, por essa causa nobre, que é a das nossas crianças que estão sob a guarda, a proteção e os cuidados do Educandário. Quero trazer aqui um forte abraço para o nosso secretário Ney Amorim, que não mediu esforço para trazer toda a estrutura possível”, frisou o diretor de esporte da Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Glauber Feitosa.

Glauber Feitosa destacou o apoio do Estado e a colaboração das várias instituições presentes. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A coordenadora-geral do Educandário Santa Margarida, Maria Moreira, explica que o objetivo da corrida é juntar a comunidade, confraternizar e fazê-los conhecer o Educandário: “Anualmente fazíamos a feijoada do Educandário Santa Margarida até 2019, quando iniciou a pandemia, e agora a gente trocou a feijoada pela corrida. Queremos promover saúde, alegria, confraternização e juntar todos pra esse momento de ajudar, pois, recebemos recursos através das inscrições que serão destinadas ao educandário”.

Idealizador e coordenador do projeto, falou sobre esse trabalho em prol das crianças do Educandário. Foto: Ingrid Kelly/ Secom

Wygliton Thoor, mais conhecido como Professor Thoor, é um dos organizadores e idealizador do projeto: “Primeiro surgiu a ideia, nós somos voluntários aqui desde 2019, já fazemos um projeto social com as crianças, e resolvemos atender a população, trazer a população para conhecer o espaço do Educandário, conhecer os serviços que aqui são prestados, conhecer o tanto de amor que os voluntários dão para essas crianças”, pontuou Thoor.

Fantasiado de personagem do filme Divertidamente, participante parabenizou a iniciativa e objetivo do projeto. Foto: Ingrid Kelly/ Secom

O carioca Samuel Lima, que foi caracterizado de alegria (personagem do filme divertidamente), participou da corrida.
“Vim prestigiar e animar a galera. Eu achei o projeto lindo e agradeço a oportunidade de participar da corrida com vocês. Tenho visto que não só aqui, a população em volta vai ter um olhar diferenciado com o Educandário, que precisa muito do apoio de cada um de nós”, ressaltou o corredor.

Coordenadora do Educandário agradeceu a todos os colaboradores que contribuíram para a realização do evento. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Sobre o apoio público e privado para o projeto a coordenadora expõe: “recebemos muito apoio, muitas empresas privadas participaram, doaram, mas, sobretudo, a colaboração da Secretaria de Esporte e do governo foi essencial para que, esse evento se realizasse”, pontou.

Representantes do Estado e Prefeitura de Rio Branco, participaram da corrida. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Com relação ao custos para a realização do evento, Glauber detalhou a articulação feita pela Seel. “Nós fizemos o trato com a Federação, que anistiou todas as taxas que tem que ser previstas na corrida, as tendas, o pós-corrida, grid de larga. Toda a articulação com o Samu, com o Bombeiro, com o Detran, toda essa articulação com as secretarias, nós conseguimos ali através das nossas relações, com a orientação do nosso secretário Ney, para que a gente pudesse ter, toda essa estrutura que está posta hoje aqui, e ter um bom evento, um momento que a gente possa aqui estar celebrando o esporte e, claro, voltando a nossa atenção cada vez mais para o trabalho fantástico que é feito pelo Educandário”, acrescentou o diretor.

Em sua 1ª edição, o número de inscritos foi limitado, como explica o organizador: “Nós limitamos o número de inscrições, pois não sabíamos como que seria. Foram 200 inscritos, mas eu acredito que vai ser uma festa muito bonita. E nos próximos anos a gente quer dobrar, triplicar, fazer a melhor corrida e a maior corrida de Rio Branco”, destacou Thoor.

Os valores arrecadados com as inscrições foram revestidos para o Educandário. Assim como os alimentos não perecíveis recebidos no ato de entrega dos kits.

Também estiveram presentes as equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, Departamento Estadual de Trânsito, Polícia Militar do Estado do Acre, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Federação Acreana de Atletismo.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Bocalom e Socorro Neri anunciam revitalização de praça no Santa Cruz

Marcio Nunes

Elon Musk defende que urnas eletrônicas sejam eliminadas

Raimundo Souza

Saiba como adotar um pet do Centro de Zoonoses da Prefeitura de Rio Branco

Jamile Romano

Bocalom reafirma compromisso com empresários locais em visita ao Distrito Industrial

Marcio Nunes

Pode até dar mastite: tapa-mamilo deve ser evitado por um grupo de mulheres

Raimundo Souza

Governo do Acre oferece curso de especialização em governança e gestão sustentável

Marcio Nunes