24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

STF tem maioria para condenar Zambelli a 10 anos por invasão hacker ao CNJ

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a dez anos de prisão por invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos.

Os ministros também votaram para condenar o hacker Walter Delgatti a oito anos de prisão pelo mesmo motivo. Ambos foram condenados pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

O julgamento, que começou nesta sexta-feira (9) e vai até o dia 16 de maio, acontece em plenário virtual. No formato não há debate entre os ministros, que apenas depositam seus votos no sistema eletrônico do Supremo.

Além da pena de prisão, Moraes determinou que Zambelli e Delgatti paguem juntos uma indenização de R$ 2 milhões. O ministro também determinou a perda do mandato da deputada, a ser executada após o trânsito em julgado da ação — quando não houver mais possibilidade de recurso.

O que diz Zambelli

Em nota divulgada nesta sexta (9), a defesa da deputada afirma ser “absolutamente injusto” que Zambelli tenha sido “julgada e condenada sem provas irrefutáveis e induvidosas”. Os advogados também criticam o processo conduzido pelo Supremo, dizendo que houve “inúmeras nulidades desprezadas e cerceamento de defesa”. Consideraram ainda “inadmissível” a falta audiência com os integrantes da Turma e da possibilidade de sustentação oral dos advogados.

[CNN Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Golpe que leva cliente a inserir cartão na máquina mira shoppings e postos de gasolina

O Rio Branco

Devolução dos descontos indevidos do INSS começa em 26 de maio

Raimundo Souza

Deputada do Acre propõe reserva de assentos a pessoas com obesidade em aviões e ônibus

Jamile Romano

Educação Poupança de incentivo a estudantes do ensino médio terá R$ 6,1 bilhões

Jamile Romano

Gol e Azul encerram acordo de cooperação comercial

Redacao

Ministério de Minas e Energia e ONS se reúnem para discutir apagão

Redacao