23.3 C
Rio Branco
sábado, 10 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre apresenta estratégias de restauração florestal e regularização ambiental em curso no Pará

Atualizada em 09/05/2025 17:14


Gestoras da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Acre (Sema) participaram da capacitação sobre Restauração Florestal realizada em Santarém, no Pará. O evento iniciou na segunda-feira, 5, e encerrou nesta sexta-feira, 9, com o objetivo de capacitar gestores, técnicos e extensionistas na adequação ambiental de propriedades rurais e na elaboração de Projetos de Recomposição de Áreas Degradadas e/ou Alteradas (Prada).

O curso, ministrado por representantes da Embira Consultoria Ambiental, abordou os principais conceitos ecológicos aplicados à restauração florestal, com foco nas metodologias utilizadas para diagnóstico ambiental, conforme a legislação ambiental vigente.

A proposta visa promover a compreensão técnica e prática da adequação de imóveis rurais, destacando os benefícios ecológicos, sociais e econômicos no contexto do bioma amazônico.

A equipe de gestores da Sema foi composta pela chefe do Departamento de Silvicultura da Sema, Tayna Neri; pela gerente operacional do setor de regularização ambiental, Amanda Holanda; e a analista ambiental Tamara Moura.

As gestoras apresentaram as estratégias adotadas pelo Estado para promover a restauração florestal. Entre as ações realizadas destaca-se  a implementação dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) em propriedades rurais de até quatro módulos fiscais, medida que tem impulsionado os avanços na política de restauração florestal do Acre.

A gerente operacional do setor de regularização ambiental, Amanda Holanda, destaca a importância da participação da Sema no curso.

“Essa capacitação é fundamental para atualizar técnicos, extensionistas e gestores da Sema do Acre, Pará e Amazonas sobre o status do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Programa de Regularização Ambiental, tanto em termos quantitativos quanto nos fluxos de regularização. No caso do Acre, a formação contribui diretamente para a elaboração dos Projetos de Recomposição de Áreas Degradadas e/ou Alteradas (Pradas)”.

A analista ambiental da Sema, Tamara Moura, ressalta a relevância da capacitação para o fortalecimento das ações de restauração florestal no Acre.

“Esse curso foi essencial para aprimorar nossos conhecimentos técnicos e práticos sobre a restauração florestal, especialmente considerando os desafios que enfrentamos hoje no estado do Acre em relação à degradação das áreas florestais”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Governo e Acisa sorteiam empreendedores para participar da Festa do Trabalhador, em Rio Branco

Raimundo Souza

Com grande festa, governo do Acre e parceiros homenageiam trabalhadores do Vale do Juruá

Raimundo Souza

Governo do Acre assina operação de crédito de mais de 40 milhões de dólares para melhorias na gestão dos recursos públicos

Jamile Romano

Aleac encerra o Ano Legislativo aprovando Orçamento/2024, no valor de quase 11 bilhões

Marcio Nunes

Mil cestas básicas são entregues em Brasiléia para famílias atingidas pelas cheias

Marcio Nunes

Investimentos governamentais em infraestrutura impulsionam a mobilidade no Acre

Jamile Romano