24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Prefeitura de Rio Branco e UFAC oferecem curso de inseminação artificial em gado leiteiro

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Universidade Federal do Acre está promovendo um importante curso de inseminação artificial em gado leiteiro. A iniciativa é voltada tanto para produtores rurais, quanto para estudantes de Medicina Veterinária e Agronomia da UFAC. O objetivo é fortalecer a produção leiteira na região.

Na sexta-feira (9), a aula inaugural foi realizada na propriedade do produtor de leite José Belmiro, no Polo Benfica. O pecuarista José Ailton Belarmino, destacou a importância do curso para o aprimoramento da sua produção, ressaltando que o conhecimento adquirido permitirá melhorar a qualidade do seu rebanho e aumentar a produtividade.

“Um curso desse aqui, meu Deus do céu, é uma oportunidade maravilhosa. Com o conhecimento, posso inseminar minhas vacas com sêmen de qualidade, melhorando o meu plantel no futuro.”

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve presente na abertura do curso e reforçou o compromisso da administração com o fortalecimento do setor leiteiro. Ele lembrou que, desde sua gestão anterior em Acrelândia, sempre incentivou a produção de leite e que o Programa Municipal da Pecuária Leiteira é uma estratégia para impulsionar a economia local e garantir a produção de leite de qualidade no estado.

“Queremos incentivar nossos produtores a trabalharem com tecnologia e conhecimento. Já temos 52 produtores participando do projeto, e a ideia é ampliar ainda mais essa produção, para que o leite do Acre seja consumido aqui mesmo, fortalecendo nossa economia”, destaca o prefeito.

O estudante de Medicina Veterinária, Lucas Carvalho, destacou a relevância do curso para o aprimoramento técnico dos profissionais que atuam no campo.

“Este curso é fundamental para levar tecnologia ao produtor rural, ajudando a melhorar a genética dos animais e a produção de leite”, enfatizou o acadêmico.

Já o professor Dr. Francisco Dantas ressaltou o potencial do setor leiteiro acreano, enfatizando que o melhoramento genético é fundamental para aumentar a produtividade e a rentabilidade.

“O Acre tem um grande potencial leiteiro. Com o uso de tecnologias e melhoramento genético, podemos transformar o estado em um grande produtor de laticínios”, explicou o professor.

O secretário municipal de Agropecuária, Eracides Caetano, destacou que a parceria com a UFAC e o apoio da prefeitura visa ampliar a produção leiteira, tornando o produto mais acessível ao consumidor e fortalecendo a economia local.

“Já temos mais de 50 produtores participando do programa e vamos expandir essa iniciativa para todas as regiões do município, treinando mais profissionais e fortalecendo a cadeia produtiva do leite.”

Essa ação reforça o compromisso da gestão municipal em promover o desenvolvimento sustentável do campo, incentivando a inovação e o uso de tecnologias que elevam a qualidade e a quantidade da produção leiteira no estado.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Petecão anuncia investimento de mais R$ 4,5 milhões para a reconstrução de Brasiléia

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco realiza limpeza nas ETAs para garantir qualidade da água distribuída à população

Raimundo Souza

Com articulação do MPAC, PL que incentiva a contratação de pessoas autistas é aprovado no Legislativo

Jamile Romano

Lula sanciona com vetos projeto que muda regras para BPC

Raimundo Souza

Espaço polivalente dentro do presídio feminino de Rio Branco passa por reforma

Marcio Nunes

Câmara de Rio Branco pode votar afastamento do superintendente da RBTrans nesta quarta-feira

Kevin Souza