30.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 22 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC realiza capacitação institucional em perspectiva de gênero nesta sexta-feira

Atualizada em 08/05/2025 10:20

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), realizará nesta sexta-feira (09) o Ciclo Formativo em Perspectiva de Gênero. O evento será realizado no auditório do prédio-sede do MPAC e tem como objetivo fomentar a qualificação institucional em temáticas relacionadas à igualdade de gênero, enfrentamento à violência contra a mulher e proteção de direitos.

A programação terá início às 8h com o credenciamento e será composta por sete exposições ao longo do dia, abordando diferentes aspectos da perspectiva de gênero no sistema de Justiça e na sociedade. A primeira palestra será ministrada pela procuradora de Justiça Ivana Farina, do Ministério Público de Goiás, com o tema “Julgamento com Perspectiva de Gênero: A Interseccionalidade na Proteção da Mulher Contra Todas as Violências e Discriminações”, seguida de debate com as servidoras do MPAC Rubby Rodrigues e Janayra Lima.

Na sequência, a procuradora de Justiça Rúbian Corrêa, também do MP de Goiás, abordará as medidas protetivas para defesa da mulher sob a ótica do sistema brasileiro. Ainda pela manhã, a promotora de Justiça Érica Canuto, do MP do Rio Grande do Norte, apresentará, de forma virtual, a palestra “Revisitando a Lei Maria da Penha: A Teoria e a Prática em Direção à Efetividade Máxima”.

No período da tarde, a advogada e professora Lúcia Ribeiro tratará da intersecção entre perspectiva de gênero e raça. Em seguida, a promotora de Justiça Ana Teresa Silva, do MP do Maranhão, fará uma apresentação virtual sobre os sistemas internacionais de direitos humanos para as mulheres e o protocolo de gênero no âmbito do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A programação continua com palestra virtual da doutora em Direito e Políticas Públicas Eugênia Vila sobre combate e responsabilização do feminicídio. O encerramento será marcado pela palestra virtual do promotor de Justiça Thimotie Aragon Heemann, do MP do Paraná, que discutirá o tema “Violência Contra a Mulher: Conhecer Para Combater”.

As inscrições devem ser realizadas no site do CEAF, por meio do link: https://eventos.mpac.mp.br/enrol/index.php?id=394

Integrantes do MPAC que atuam no interior do estado poderão acompanhar a programação pela internet, por meio dos seguintes links:

 

[Assessoria MP/AC]

Artigos Relacionados

Rio Branco é a capital mais arborizada do Brasil, com mais 32% de área verde

Marcio Nunes

Governador Gladson Cameli busca apoio junto à ministra Nísia Trindade, para avanços em obras da Saúde no Acre

Marcio Nunes

Mailza Assis participa de Seminário de 34 anos do ECA e pactua criação do Centro Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes

Jamile Romano

Após seis meses nível do Rio Acre passa dos 6 metros , diz Defesa Civil

Jamile Romano

Arlenilson Cunha destaca importância da valorização dos policiais penais na Aleac

Jamile Romano

Governo assegura hemodiálise a mais de 60 pacientes atendidos pelo serviço de nefrologia da Fundhacre

Marcio Nunes