25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Moda com Raízes na Floresta

A história da acreana que transformou sustentabilidade em estilo e conquistou o mercado da moda ecológica
Microempreendedora individual, mãe solo e neta de seringueiro, a acreana Dheymm Oliveira (@dheymodara) iniciou sua jornada na moda ecológica em 2005 e hoje se destaca com uma marca própria voltada à moda resort, com foco em produtos versáteis, sustentáveis e com identidade amazônica.
Crescida em meio ao comércio familiar — que nos anos 1980 comandava a tradicional “Dheym-Modas”, em Rio Branco — Dheymm teve seu primeiro contato técnico com a moda ao ingressar na faculdade de Design de Moda, em São Paulo. Foi lá que seu olhar para a sustentabilidade floresceu. “Inicialmente, não era um sonho. A ideia da moda ecológica nasceu em 2005, como tema de um trabalho de conclusão de curso, sugerido por uma professora. Ela mencionou o nome de Chico Mendes e, a partir dali, mergulhei em tudo que envolvia ecologia, sustentabilidade e preservação da floresta”, conta Dheymm. Por meio desse projeto acadêmico, ela iniciou o desenvolvimento de uma tecnologia de impermeabilização têxtil com látex natural — uma solução 100% artesanal e sustentável, que evoluiu ao longo dos anos e hoje se reflete em todas as suas criações. “Participamos de eventos nacionais e feiras com esse material. O processo é manual, com impacto ambiental praticamente nulo”, explica.
Após concluir o curso no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, a estilista traçou um caminho de volta ao Acre, com uma importante passagem pelo litoral de Santa Catarina. Lá, identificou um novo público entre turistas nacionais e estrangeiros, e decidiu lançar sua própria marca. As peças — como kimonos, batas, saias, bermudas e ecobags — são produzidas com tecidos certificados, fibras orgânicas e corantes naturais. “Desenvolvemos produtos atemporais, leves e confortáveis, que incentivam o consumo consciente e ainda fortalecem a economia local por meio da inclusão de costureiras em nossa cadeia produtiva”, reforça.
Apoio do Sebrae
O Sebrae se tornou um parceiro importante em sua trajetória. Em 2009, Dheymm participou de um projeto pioneiro da instituição no Acre, que tinha como objetivo a inserção do design de moda nas pequenas empresas do estado. A partir dessa interação, a empreendedora criou mais laços com a instituição. “O Sebrae apoiou desde o primeiro evento de moda sustentável da região. Hoje, desenvolvemos juntos diagnósticos para pequenas e médias empresas, com foco em gestão, inovação e reaproveitamento de resíduos. Sou grata por acreditarem nesse projeto. Estamos impulsionando um novo olhar para a moda brasileira”, ressalta ela.
Além de atuar na criação, ela também é consultora de design de moda com foco em sustentabilidade, afirmando que a moda do futuro é consciente, colaborativa e feita com raízes na terra e na cultura. “Nosso compromisso é com a floresta, com a economia circular e com as famílias que vivem da costura. Hoje, 99% dos resíduos têxteis de nossas produções são reaproveitados ou doados a artesãos locais, transformando o que seria descarte em novos produtos”, afirma.
Com uma nova coleção de bolsas ecológicas em desenvolvimento e planos para a coleção resort 2026, Dheymm comenta estar determinada em promover uma moda que respeita o meio ambiente, gera renda e valoriza o Acre. “Temos estrutura, artesãos incríveis e criatividade. O design é ferramenta de transformação e estamos prontos para fazer a diferença.”
[Assessoria]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Cerca de 73 mil acreanos enfrentam a realidade das favelas, mostra IBGE

Jamile Romano

Fluxo de umidade deixa o tempo instável e há risco de temporais em todo o Acre nesta terça-feira (15)

Jamile Romano

MPAC instaura procedimento para apurar morte decorrente de intervenção policial

Jamile Romano

Prefeitura anuncia domingos da dignidade com Ônibus gratuitos durante o período natalinoico Na Época Natalina

Marcio Nunes

Governo federal lança o programa Mais Professores

Antonio Muniz

Governo Federal reconhece situação de emergência em Rio Branco por causa da seca

Jamile Romano