23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Em confronto com o STF, bancada do Acre apoia suspensão de processo que atinge Bolsonaro

Publicado em 08/05/2025

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7) um projeto de decreto legislativo que visa sustar a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta participação em uma tentativa de golpe de Estado.

A medida, que também favorece o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros 32 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no mesmo inquérito, recebeu 315 votos favoráveis e 143 contrários. A aprovação escancarou o embate entre o Congresso Nacional e o STF, que já sinalizou que não pretende reconhecer a validade do projeto. Como se trata de um decreto legislativo, a proposta não precisa passar pelo Senado. Logo após a votação, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), promulgou o texto, que já está em vigor.

A bancada federal do Acre contribuiu decisivamente para o avanço da medida. Dos oito deputados do estado, sete votaram a favor da suspensão da ação penal. Apenas a deputada Meire Serafim (União Brasil) se posicionou contra. Os votos a favor vieram de parlamentares dos partidos Republicanos, União Brasil e Progressistas — siglas alinhadas ao Centrão e à oposição bolsonarista.

Nos bastidores do Congresso, o resultado foi interpretado como uma reação do Legislativo à atuação do STF nas investigações. Deputados que apoiaram o projeto argumentam que a inclusão de Ramagem e outros parlamentares no inquérito fere o artigo 53 da Constituição, que garante imunidade por opiniões, palavras e votos no exercício do mandato. Para integrantes do Supremo, no entanto, trata-se de uma tentativa de interferência indevida nas competências do Judiciário.

Apesar da promulgação imediata, a decisão final caberá ao STF. Ministros da Corte já adiantaram que a iniciativa da Câmara não deverá produzir efeitos jurídicos práticos e que o inquérito seguirá normalmente, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Reaplicação do Enem começa nesta terça-feira em todo o país

Kevin Souza

Na agenda do candidato Tião Bocalom o único compromisso de campanha é a participação em uma sabatina num portal de notícias

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco lança Sala do Empreendedor

Jamile Romano

Governo retifica edital de processo seletivo simplificado para estágio

Jamile Romano

Cesta básica em Rio Branco tem alta de 5,81% em setembro, aponta Fecomércio-AC

Marcio Nunes

Pesquisa Delta mostra Marcus Alexandre com 45%, 13 pontos a frente de Bocalom que aparece com 32%

Marcio Nunes