Atualizada em 07/05/2025 16:43
A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) promoveu, nesta quarta-feira, 7, uma reunião de formação com os Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) dos 22 municípios do Acre. A atividade abordou a “Linha de cuidado da pessoa em situação de violência sexual” e contou com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). O encontro ocorreu em formato online.
A iniciativa integra a agenda permanente de capacitação dos Organismos de Políticas para Mulheres, com foco na atuação integrada dos serviços públicos de saúde, assistência social, segurança e justiça, tanto na capital quanto nos municípios do interior.
A reunião foi conduzida pelo Chefe do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissível do HIV, Hepatites Virais e Sífilis da Sesacre, Jozadaque da Silva Beserra, que apresentou os protocolos de atendimento e os serviços de referência disponíveis no estado.
A chefe da Divisão de Articulação Institucional e Gestão Transversal da Secretaria da Mulher, Maria Rayele da Silva, agradeceu pela colaboração da Sesacre na elucidação dos fluxos no âmbito da saúde e destacou: “É fundamental que os municípios compreendam como funciona a linha de cuidado e saibam acionar os fluxos corretos. A mulher em situação de violência precisa ser acolhida com rapidez.
“Quero agradecer a equipe por estar empenhada em oferecer esses encontros, assim, conseguimos agregar informações e desenvolver melhor nosso trabalho. Foram ressaltados pontos muito importantes, como por exemplo a união da rede [de atendimento à mulher] nos casos de vitima de violência sexual, o que evita que ela seja revitimizada e reviva aquela situação”, disse a representante do Organismo de Políticas para Mulheres do município de Marechal Thaumaturgo, Francisca Silva.
[Agência de Notícias do Acre]