Atualizada em 06/05/2025 17:12
A união de esforços entre os governos do Acre, Amazonas e Rondônia deu uma nova chance de vida a um homem de 61 anos, natural de Envira (AM), nesta segunda-feira, 5. A missão humanitária, realizada com o apoio indispensável da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), que, por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), cedeu o helicóptero Harpia 04 para o transporte da equipe médica e captação do órgão em Porto Velho, demandou quase nove horas de empenho e dedicação — sem contar os demais processos envolvidos, além da cirurgia para implante do órgão no paciente, totalizando mais de 30h de trabalho ininterrupto de toda a equipe envolvida.
A operação logística de captação do órgão teve início às 8h, com o deslocamento da equipe médica de Rio Branco até Porto Velho (RO). Lá, o órgão, doado por uma família em um gesto de generosidade, foi captado no Hospital de Base pelo cirurgião Aloysio Coelho, com apoio do residente João Pedro Vicente.
“É um desafio, que nossa equipe enfrenta com muita dedicação. O deslocamento não é fácil, mas, graças ao apoio da Sejusp, que tem abraçado as ações da Saúde, essa missão se torna viável. Todos sabemos o quanto esse fígado representa uma nova vida para o paciente que aguarda”, afirmou Coelho.
O comandante Sergio Albuquerque, um dos pilotos envolvidos na missão e atual coordenador do Ciopaer, expressou gratidão por participar da ação: “Esse voo foi muito gratificante. Tivemos um contratempo na decolagem, pois o tempo estava fechado, mas conseguimos concluir a missão com sucesso. Salvar vidas é sempre uma honra. E a parceria entre Sejusp e Sesacre tem possibilitado inúmeras missões, tanto de resgate quanto de transporte de órgãos para transplante”, ressaltou.
Enquanto isso, no interior do Amazonas, o paciente saía de Envira em um voo viabilizado pela prefeitura do município que, junto com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), se empenhou para garantir que chegasse em tempo hábil à Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo, em Rio Branco.
A parceria entre órgãos públicos foi destacada pelo secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal: “O coronel Gaia, titular da Sejusp, tem sido um grande parceiro da Saúde. Essa missão reforça ainda mais esse apoio, seguindo a missão diária dada pelo governador Gladson Camelí: cuidar das pessoas. A logística na região amazônica é desafiadora, mas, com união de esforços, conseguimos salvar mais uma vida. Agradeço também aos governos do Amazonas e Rondônia, por meio de seus secretários de Saúde, além da Prefeitura de Envira, por todo o esforço conjunto”.
O secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia, também enfatizou o compromisso institucional: “Essa união de esforços entre as nossas secretarias é um exemplo claro de como a colaboração entre as instituições pode fazer a diferença na vida das pessoas. Ao garantir que os órgãos sejam transportados de maneira segura e rápida, não estamos apenas salvando vidas, mas também proporcionando esperança às famílias que aguardam por um transplante”, destacou.
[Agência de Notícias do Acre]