31.3 C
Rio Branco
terça-feira, 6 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre reduz em 18,57% número de mortes violentas intencionais em abril

Atualizada em 06/05/2025 10:52

Dados recentes divulgados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) mostram uma redução de 18,57% nas mortes violentas intencionais (MVIs) em todo o estado, com a capital, Rio Branco, apresentando uma diminuição de 15,38%. O estudo foi feito no período de janeiro a abril de 2025, comparado ao mesmo período do ano passado.

Para o titular da Sejusp, José Américo Gaia, esse é o resultado direto do trabalho integrado das forças de segurança, do investimento contínuo em inteligência policial e da presença mais efetiva do Estado nos territórios. “Nosso compromisso é seguir avançando com políticas públicas que salvam vidas e garantem mais tranquilidade à população acreana”, destaca.

Para secretário José Américo Gaia (à direita) e diretor operacional Atahualpa Ribera, redução é resultado direto do fortalecimento das operações policiais e preventivas. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Os roubos caíram 17,45% no estado e 15,83% em Rio Branco. O roubo de veículos também segue a mesma tendência de queda, com uma redução de 17% no estado. Além disso, 26% dos veículos roubados ou furtados foram recuperados em 2025, evidenciando não apenas a eficiência das forças de segurança, mas também a importância da colaboração entre a população e as autoridades. As ocorrências de furtos em Rio Branco diminuíram em 1,41%, com variações dependendo do dia da semana.

Entre veículos roubados ou furtados, 26% foram recuperados em 2025. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O diretor operacional da Sejusp, Atahaulpa Ribera, também destacou o papel fundamental das ações estratégicas no alcance desses resultados. “Estamos atuando com planejamento, inteligência e presença constante nas áreas mais críticas. A integração entre as polícias Civil, Militar e Penal tem sido essencial para neutralizar ações criminosas e aumentar a sensação de segurança da população. Esses dados nos motivam a seguir firmes na missão de proteger vidas e reduzir a criminalidade de forma permanente”, afirmou.

No que diz respeito aos crimes contra a mulher, a aplicação da Lei Maria da Penha teve um impacto positivo, com uma redução de 11,70% nos registros de violência em todo o estado e de 8,23% em Rio Branco.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco concluiu fase de testes em semáforos superinteligentes na avenida Ceará

Jamile Romano

Prefeitura promove passeio especial com idosos do Cras Santa Helena em comemoração ao Dia das Mães

Raimundo Souza

Horto Florestal terá mais câmeras, policiamento e controle de acesso ao parque

Marcio Nunes

Governador Gladson Cameli e presidente do TJAC discutem implantação do método Apac no Acre

Marcio Nunes

Polícia Civil e Tribunal de Justiça emitem 200 Carteiras de Identificação Nacional em ação destinada à comunidade indígena da Aldeia Jatobá

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco realiza intervenção em adutora rompida no Centro da capital

Jamile Romano