31.3 C
Rio Branco
terça-feira, 6 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Polícia Civil do Acre intensifica combate à violência infantil durante Operação Caminhos Seguros

Atualizada em 06/05/2025 10:36

Em alinhamento com a operação nacional Caminhos Seguros, promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Polícia Civil do Acre (PCAC) deu um passo decisivo no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Nesta segunda-feira, 5, a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima (Decav) passou a contar com reforço na equipe, incluindo uma delegada, uma escrivã e quatro agentes de polícia.

O reforço visa acelerar o cumprimento de mandados, oitivas, elaboração de relatórios finais e outras diligências fundamentais para a conclusão de inquéritos em andamento.

Além do incremento operacional, a PCAC iniciou a distribuição de materiais gráficos voltados à conscientização e acolhimento. Uma cartilha educativa voltada a crianças vítimas e seus familiares está sendo disseminada, com orientações sobre os direitos das vítimas e os trâmites legais. Também foram entregues desenhos para colorir, como uma abordagem lúdica e sensível para confortar as crianças em situação de vulnerabilidade.

“A operação Caminhos Seguro representa um esforço concentrado em todo o país para proteger nossas crianças e adolescentes. No Acre, estamos atuando de forma integrada e intensificada para garantir que as vítimas recebam o apoio necessário e que os agressores sejam responsabilizados. O reforço na Decav e a distribuição de material informativo são ações concretas que visam dar mais celeridade às investigações e oferecer um acolhimento mais humanizado às vítimas e suas famílias. É fundamental que a sociedade se una a nós nessa luta, denunciando qualquer forma de violência”, enfatizou a delegada Juliana De Angelis.

A delegada Juliana De Angelis, coordenadora estadual do programa Bem-Me-Quer e representante institucional de Políticas Públicas de Proteção a Grupos Vulneráveis da PCAC, destacou a importância da operação. A titular da Decav, delegada Carla Fabíola Coutinho, também ressaltou os avanços proporcionados pelo apoio institucional.

“O apoio que estamos recebendo da direção geral da Polícia Civil é fundamental para fortalecer o trabalho da Decav e dar uma resposta mais eficaz aos casos de violência contra crianças e adolescentes. Com o aumento da nossa equipe, poderemos dar mais agilidade às investigações e garantir que a justiça seja feita. É crucial que a população continue sendo nossos olhos e ouvidos. Qualquer suspeita ou caso de violência pode ser denunciado pelo 190, no Disque 100 e também diretamente na Decav. O sigilo é garantido e a sua denúncia pode salvar vidas”, informou Carla Fabíola.

Resultados da Operação Caminho Seguro no Acre

A Operação Caminho Seguro, que teve início no dia 30 de abril e segue até 30 de maio, já apresenta resultados no estado. Dois mandados de prisão foram cumpridos, ambos relacionados a crimes de violência sexual contra menores.

O primeiro caso resultou na prisão de um homem de 52 anos no bairro Aeroporto Velho, em Rio Branco. Ele foi condenado por estupro de vulnerável e favorecimento à prostituição de adolescente. A vítima, uma menina de apenas 13 anos, era sua sobrinha-neta, o que evidencia o uso da relação familiar como instrumento de confiança para cometer os abusos.

O segundo caso, ocorrido nesta segunda-feira, chocou pela gravidade, um homem de 69 anos foi preso após ser condenado a mais de 100 anos de prisão por estuprar repetidamente suas três netas, de 10, 9 e 4 anos. O autor se aproveitava da ausência de adultos na área rural onde residiam. O crime veio à tona após a neta mais velha relatar dores abdominais e, ao ser questionada pela mãe, revelou os abusos que ela e as irmãs sofriam. Exames periciais confirmaram os relatos, e a mãe chegou a ser ameaçada pelo agressor por ter denunciado o crime.

Esses casos reforçam o compromisso da Polícia Civil do Acre em intensificar ações de combate à violência infantil e proteger os mais vulneráveis. Com a atuação conjunta de diferentes setores e o fortalecimento das equipes especializadas, a PCAC reafirma sua missão de garantir justiça, acolhimento e segurança para as crianças e adolescentes do estado. A operação continua até o final de maio, e novas ações estão previstas, tanto no campo investigativo quanto nas atividades de conscientização e prevenção.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Saúde do Acre realiza mais 10 procedimentos durante mutirão de cirurgias ortopédicas

Marcio Nunes

Acre celebra o Dia Mundial da Saúde com foco na saúde materno-infantil e investimentos

Marcio Nunes

Fernanda Hassem assume Amac durante 1ª Assembleia Geral Extraordinária De 2024

Marcio Nunes

Prefeito de Rio Branco inaugura Passarela no Ayrton Senna contemplando 12 bairros na Baixada da Sobral

Raimundo Souza

Instituto de Pesos e Medidas realiza operação para coibir venda irregular de colchões

Marcio Nunes

Agência de Negócios do Estado e Junta Comercial do Acre dialogam sobre Termo de Cooperação

Marcio Nunes