24.3 C
Rio Branco
domingo, 4 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Política

Janja desembarca em Moscou 5 dias antes de Lula e visita Kremlin

Atualizada em 03/05/2025 15:56

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, desembarcou na capital russa neste sábado (3) e visitou o Kremlin, sede do Executivo local • Claudio Kbene/Presidência da República

Primeira-dama deve cumprir série de agendas até a chegada do presidente à Rússia, na quinta-feira (8)

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, desembarcou neste sábado (3) em Moscou, cinco dias antes de a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegar à Rússia para uma série de compromissos do chefe de Estado.

Na capital russa, Janja visitou o Kremlin, sede do Executivo local e onde se situa a residência oficial do presidente Vladimir Putin.

Segundo o Palácio do Planalto, a primeira-dama deve se encontrar com a comunidade brasileira na Rússia e cumprir uma série de agendas nos próximos dias sobre temas como educação e cultura, além da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.

A iniciativa foi lançada pelo Brasil durante a reunião do G20 no Rio de Janeiro, em novembro passado, período no qual o país chefiou a Presidência rotativa do fórum.

O tour de Janja inclui também destinos como o Teatro Bolshoi, o Museu Hermitage, a Catedral do Sangue Derramado e a Fábrica de Porcelana Imperial.

A primeira-dama ainda deve visitar a cidade de São Petersburgo. Por lá, está previsto um encontro com professores e estudantes dos cursos de Português e Relações Internacionais da Universidade Estatal de São Petersburgo.

Com a chegada de Lula à Rússia na quinta-feira (8), Janja deve acompanhá-lo em todos os eventos oficiais.

Agenda na Rússia e ida à China

A convite de Putin, Lula deve participar das celebrações do 80º aniversário do Dia da Vitória em Moscou, na sexta-feira (9).

A data marca o triunfo da então União Soviética sobre a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ou Grande Guerra Patriótica, como o conflito ficou conhecido pelos soviéticos.

No próximo sábado (10), o presidente deixa a Rússia e segue em direção à China, onde deve marcar presença no encontro da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com os chineses.

A passagem do chefe do Executivo pelo país asiático deve se encerrar no dia 13, concluindo assim o giro internacional de Lula.

*Com informações da CNN

 

Artigos Relacionados

Após críticas, ministro do Trabalho sinaliza apoio ao fim da escala 6×1

Raimundo Souza

Projeto do senador Alan Rick trará redução de custos contábeis para produtores rurais

Jamile Romano

Barroso diz que cena de cavalo no telhado foi “emblemática”

Raimundo Souza

Com popularidade cada vez maior, Mailza reafirma intenção de disputar o governo em 2026

Marcio Nunes

Fachin defende diálogo sobre emendas e vê pressão também sobre Estados

Marcio Nunes

Inscrições abertas para o Programa Jovem Senador 2025 com foco na emergência climática

Marcio Nunes