23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Planalto informa agora que comitiva de Lula para funeral teve namorada de Barroso e tesoureira do PT

Publicado em 01/05/2025

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levou para o funeral do papa Francisco, sem divulgar em lista oficial, a tesoureira do PT, Gleide Andrade, e Rita Nolasco, namorada do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso.

Além de não ter informado nomes na lista original, o Planalto do Planalto levou três dias para confirmar presença de integrantes não divulgados inicialmente.

Gilberto Carvalho, figura próxima de Lula e ex-chefe de seu gabinete, também foi outro nome que esteve na comitiva e não foi mencionado na lista original. Hoje, ele é Secretário Nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho.

A tesoureira do PT também é namorada o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), que não integrou o grupo. Os três nomes não constavam da lista oficial de quem integraria a comitiva divulgada na quinta-feira (24), véspera da viagem.

O Planalto levou três dias para responder à Folha sobre quais cônjuges de autoridades estiveram presentes na viagem e demais nomes que não haviam sido informados inicialmente.

Rita Nolasco é Procuradora Nacional da Fazenda e diretora da Escola da AGU (Advocacia-Geral da União) na 3ª Região. Ela e Barroso aparecem publicamente como casal desde 2024, em eventos oficiais.

O STF foi procurado para comentar a presença dela na comitiva mas não houve resposta.

A lista divulgada oficial incluía Barroso, os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), além de sete deputados e três senadores.

Os parlamentares do grupo que constavam na lista foram os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Leila Barros (PDT-DF) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) e os deputados Deputado Luis Tibé (Avante-MG), Odair Cunha (PT-MG), deputado Padre João (PT-MG), Reimont (PT-RJ), Luiz Gastão (PSD-CE), Dagoberto Nogueira (PSDB-MS) e Professora Goreth (PDT-AP).

Também integraram a comitiva quatro ministros: Mauro Vieira (Relações Exteriores), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos).

VEJA A COMITIVA FUNERAL DO PAPA DIVULGADA OFICIALMENTE

1. Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal;

2. Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores;

3. Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública;

4. Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário;

5. Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos;

6. Senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente do Senado;

7. Deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara;

8. Senador Renan Calheiros (MDB-AL);

9. Senadora Leila Barros (PDT-DF);

10. Senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS);

11. Deputado Luis Tibé (Avante-MG);

12. Deputado Odair Cunha (PT-MG);

13. Deputado Padre João (PT-MG);

14. Deputado Reimont (PT-RJ);

15. Deputado Luiz Gastão (PSD-CE);

16. Deputado Dagoberto Nogueira (PSDB-MS);

17. Deputada Professora Goreth (PDT-AP);

18. Celso Amorim, assessor especial do presidente da República

*Por Mariana Brasil | Folhapress/BN

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Alcolumbre prega solução equilibrada no tarifaço e diz que soberania é inegociável

Jamile Romano

Comissões aprovam matérias da Defensoria Pública

Marcio Nunes

Prefeitura retira projeto de subsídio e envia nova proposta; votação não deve ocorrer nesta quinta (11)

Redacao

Ministros mantêm tendência de condenar Bolsonaro após argumentos da defesa no STF

Raimundo Souza

Lula tenta ganhar classe média com isenção do IR e MCMV

Raimundo Souza

Alckmin diz que ‘indulto é golpismo de marcha ré’ após evento com Tarcísio em SP

Raimundo Souza