28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre institui comitê que promove equidade de gênero, raça e valorização a trabalhadores do SUS

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou, na manhã desta terça-feira, 29, a solenidade de lançamento do Comitê Estadual da Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização dos Trabalhadores no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento ocorreu no Palácio da Justiça, no centro de Rio Branco, e estende-se até quarta-feira, 30.

A cerimônia, organizada em alusão ao Dia do Trabalhador, contou com a presença de diversas autoridades, como o titular da Sesacre, Pedro Pascoal, e do deputado estadual Adailton Cruz, além de representantes do Ministério da Saúde, de entidades profissionais, gestores e membros da sociedade civil.

Fruto da parceria entre o governo do Estado, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Ministério da Saúde, intermediado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), o comitê surge como um marco histórico na política de valorização dos profissionais da saúde no Acre. Seu principal objetivo é promover, fomentar, compartilhar e acompanhar ações voltadas à implementação do Programa Nacional de Equidade em nível regional.

A iniciativa contempla profissionais das três regionais de saúde do estado, sendo essas: Alto Acre, Baixo Acre e Juruá, que envolve o Purus, Tarauacá/Envira, além de servidores municipais, estaduais e federais.

O gestor da Sesacre reforçou: “O governador Gladson Camelí vem nos dando todos os mecanismos para cuidar das pessoas, e a criação do comitê é mais um instrumento que fortalece a nossa assistência. O foco aqui é dar garantia para que as nossas trabalhadoras e nossos trabalhadores tenham as mesmas condições para ofertar uma saúde de qualidade, independente das diferenças que são enfrentadas no dia a dia. Equidade é entender que cada um tem a sua particularidade, e para que esse objetivo seja alcançado, a igualdade, nós utilizamos a equidade para que consigamos proporcionar a todos a mesma condição”.

A instalação do comitê, formalizada pela Portaria nº 24, de 7 de novembro de 2024, representa um passo decisivo na consolidação de um SUS mais justo, inclusivo e atento à diversidade.

“É necessário ressaltar que é um marco importantíssimo na história do SUS do Acre, porque pela primeira vez existe uma política voltada para os trabalhadores e trabalhadoras da saúde no estado”, destacou Irlene Bandeira, chefe do Núcleo de Populações Prioritárias e Vulneráveis (NUCPPV) da Sesacre.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Deputados aprovam LOA de R$ 12 bilhões para 2025 na última sessão do ano

Jamile Romano

Governo do Acre auxilia o Saerb na manutenção das estações de tratamento de água em Rio Branco

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco discute segurança alimentar em Programa do Governo Federal

Marcio Nunes

Inscrições para participação de 80 empreendimentos no Arraial Cultural se iniciam na segunda-feira

Raimundo Souza

São Francisco enfrenta o Andirá em um duelo de classificados

Kevin Souza

Vice-governadora do acre Mailza Assis: “E aí, prontos para o jogaço logo mais?”

Raimundo Souza