24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 30 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Saúde capacita profissionais para promoção de hábitos saudáveis e prevenção do câncer

Atualizada em 29/04/2025 17:29

Com o compromisso de fortalecer as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) realiza, nesses dias 29 e 30 de abril, a Oficina de Capacitação de Multiplicadores para Promoção de Práticas Alimentares Saudáveis, Atividade Física e Prevenção de Câncer. A atividade ocorre de forma virtual e reúne profissionais da saúde dos 22 municípios acreanos.

O evento é promovido pelos núcleos de Alimentação e Nutrição (NAN) e do Programa Academia de Saúde (Nucpas), ambos da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Daps/Sesacre), em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde.

Presente no primeiro dia da oficina, a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Esterlinda Barbosa, avaliou a iniciativa como enriquecedora e necessária para o fortalecimento da rede: “Foi extremamente gratificante participar deste momento de fortalecimento do trabalho em equipe, incentivo e troca de experiências. A oficina proporcionou um ambiente participativo e acolhedor, com metodologias ativas que favoreceram o compartilhamento de saberes e a busca por soluções conjuntas. É um investimento essencial para aprimorar a atuação dos profissionais e contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde ofertados à população,” destacou.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer é uma doença que pode ser prevenida, especialmente por meio de mudanças no estilo de vida e controle dos fatores de risco. A estimativa é de 704 mil novos casos por ano no Brasil entre 2023 e 2025, sendo os mais frequentes os cânceres de mama, próstata, intestino e pulmão — desconsiderando os casos de pele não melanoma.

A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Sesacre, Deltirene Cardoso, reforçou a importância da capacitação para os serviços de saúde: “Esta oficina é uma excelente oportunidade de qualificação dos profissionais que atuam na Atenção Primária em Saúde (APS). Agentes comunitários de saúde, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos e outros profissionais são peças fundamentais na prevenção do câncer e de outras doenças crônicas. Nosso objetivo é capacitá-los para que sejam multiplicadores de boas práticas junto à população”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 30% e 50% dos casos de câncer podem ser evitados com a adoção de hábitos de vida saudáveis. Alimentação inadequada, sedentarismo, excesso de peso, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo são apontados como os principais fatores de risco não apenas para o câncer, mas também para outras DCNT.

Além dos profissionais da rede municipal e estadual, o evento conta com a participação de instituições de ensino superior e representantes da sociedade civil organizada, parceiros estratégicos na construção de ações integradas de promoção da saúde no estado.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Representação em Brasília articula a liberação de R$ 9,5 milhões para o Acre, junto ao governo federal, para enfrentar a seca no estado

Raimundo Souza

Flavio Dino manda bloquear emendas parlamentares do Acre e mais sete estados

Marcio Nunes

Governo do Acre apresenta experiências turísticas no Salão Nacional de Turismo

Marcio Nunes

Prazo de pagamento do IPVA para veículos com placa de final 3 e 4 vai até sexta, 28

Jamile Romano

Programa Saúde Itinerante em Neuropediatria realiza mais de 300 atendimentos a crianças em Manoel Urbano

Raimundo Souza

Petecão consegue liberação de R$ 3,45 milhões para assistência social em municípios do Acre

Jamile Romano