Atualizada em 29/04/2025 17:17
Com foco no fortalecimento da atenção psicossocial no ambiente escolar, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio do Departamento de Formação e Assistência Educacional, realiza, nos dias 29 e 30, terça e quarta-feira, o 2º Seminário de Psicologia, com o tema “Desafios e Oportunidades para o Fortalecimento da Atenção Psicossocial nas Escolas”. O evento, sediado no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, conta com atividades presenciais e transmissão online pelo canal da Educação do Acre no YouTube.
Voltado para profissionais da educação, psicólogos, assistentes sociais, acadêmicos, pais e representantes da Rede de Atenção Psicossocial, o seminário propõe o debate de estratégias para a promoção da saúde mental e o bem-estar da comunidade escolar.
Cerca de 2.500 pessoas participam presencialmente, distribuídas entre o teatro, salas de apoio com telões e canais virtuais disponibilizados aos 22 municípios do estado.
Com uma programação diversificada, o evento oferece palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e apresentações culturais. Especialistas de diferentes estados abordam temas relevantes para o enfrentamento das demandas psicossociais no ambiente escolar, promovendo a troca de experiências e a construção de estratégias efetivas.
“Os temas abordados vão desde a saúde mental do educador, relações interpessoais e competências socioemocionais até a inclusão e o respeito às diversidades. Precisamos investir em nossa saúde mental para que possamos compartilhar esses conhecimentos de forma saudável com nossos alunos”, destacou a psicóloga Florisa Sobralino de Oliveira.
A chefe do Departamento de Formação e Assistência Educacional da SEE, professora Lídia Cavalcante, ressaltou a importância de começar esse processo pelos profissionais da educação. “Precisamos começar por nós, professores, cuidando da nossa saúde mental e física, para que possamos oferecer isso aos nossos alunos”, afirmou.
A preocupação em garantir o acesso aos conteúdos também se refletiu na organização do evento, que disponibilizou a transmissão online pelo YouTube.
[Agência de Notícias do Acre]