25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 29 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Sindmed-AC flagra hidrantes sem mangueiras e extintores vencidos há 6 anos na Fundhacre

Atualizada em 29/04/2025 09:43

Hidrantes sem mangueiras para combater possíveis focos de incêndio, extintores vencidos desde 2019, sem luzes de alerta, porta de emergência bloqueada e ausência de sinalização foram as irregularidades encontradas nas enfermarias e clínica médica da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) durante visitas realizadas entre os dias 22 e 25. Todas as falhas serão denunciadas ao Corpo de Bombeiros, Ministério Público Estadual e Conselho Regional de Medicina (CRM).

De acordo com a diretora do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), Luiza Zamith, se o espaço já sofre com a falta de manutenção, que resulta em infiltrações, enxurradas e goteiras, então é necessário antecipar o risco de um incêndio para evitar uma catástrofe.

“Vimos que a água invadiu o setor de arquivo, danificando prontuários médicos e o histórico de pacientes, no início deste ano. Temos informações de que situação similar voltou a ocorrer em outra ala, então precisamos nos preocupar com as instalações elétricas e o restante da estrutura, que é antiga. Preocupados com as falhas, nos deparamos com a ausência do sistema anti-incêndio, o que preocupou o Sindicato”, justificou a sindicalista.

Para a primeira secretária do Sindmed-AC, Kátia Campos, toda a situação é muito séria, porque existem centenas de pacientes que precisam de auxílio de servidores para locomoção, o que potencializa a possibilidade de mortes em caso de um incêndio.

“A estrutura da Fundhacre está precária. Foram realizadas reformas, mas ninguém notou problemas de infiltração e a falta de equipamentos de combate ao fogo? Parece incompetência da gestão”, protestou Kátia Campos.

Artigos Relacionados

Judiciário dispensa contratos físicos ou digitais para serviços de telefonia, se houver prova da relação de consumo

Jamile Romano

Delegado-Geral da PCAC prestigia posse da nova cúpula diretiva do Tribunal de Justiça do Acre

Raimundo Souza

Ageac dialoga com o sindicato dos taxistas para tratar sobre a regulamentação e melhorias no setor de transporte intermunicipal

Jamile Romano

Governo do Acre anuncia mais de R$ 5 milhões para investimentos em gestão territorial, ambiental e enfrentamento às mudanças climáticas em terras indígenas

Raimundo Souza

Educação abre inscrições do Pré-Enem Legal para estudantes da rede pública

Jamile Romano

MP na Comunidade: MPAC leva diversos serviços à população durante o Círio Social em Rio Branco

Jamile Romano