25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Iapen leva atendimento de emissão de carteiras de visitante à OCA de Brasileia

Com o intuito de facilitar os serviços relacionados à emissão de carteiras de visitantes das unidades prisionais de todo o estado, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), em parceria com a Organização em Centros de Atendimento (OCA), tem levado esses atendimentos de forma mais ágil aos familiares de pessoas privadas de liberdade que moram em Brasileia e municípios próximos.

Vera Mendonça, chefe de unidade da OCA de Brasileia, explica que essa era uma demanda solicitada pela própria população: “A gente tinha muita procura, solicitação da população pedindo que as carteiras fossem feitas aqui na nossa unidade, e a gente estende também para os municípios vizinhos, Xapuri, Epitaciolândia e Assis Brasil”.

K. R., familiar de uma pessoa privada de liberdade, fala que é ótimo ter esse serviço mais próximo: “O atendimento aqui na OCA em Brasileia está adiantando muito a nossa vida. Eu vim de Assis Brasil, e antes precisava ir a Rio Branco para resolver as coisas. Agora chegou mais perto”.

Durante a visita, realizada na última sexta-feira, 25, a equipe da Diretoria de Reintegração Social do Iapen verificou as instalações e o funcionamento do serviço de emissão de carteira de visitantes no município.

“É uma cidade onde não temos uma unidade prisional, então as carteiras precisavam ser confeccionadas e assinadas em locais que tinham. Agora, elas são feitas com todo o procedimento na OCA do município. As carteiras são enviadas para Rio Branco, passam por todos os transmites de investigação, confecção, emissão e assinatura, e retornam para Brasileia, onde o usuário pode estar fazendo o recebimento dela”, ressalta a chefe da Divisão de Assistência Social e Atenção à Família do Iapen, Cláudia Costa.

Para a emissão da carteira de visitante são necessários os seguintes documentos: identidade, comprovante de endereço, e documento que comprove parentesco com a pessoa privada de liberdade. O atendimento presencial é ofertado pela Central de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Também é possível utilizar o atendimento Oca Virtual. A OCA do município está localizada na rua Vitória Salvaterra, nº 179.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Construção do Complexo Viário gera empregos e impulsiona a mobilidade urbana na capital

Marcio Nunes

Com R$ 25 milhões garantidos, obra do viaduto da Corrente caminha para aprovação de órgão federal

Jamile Romano

Deputada Federal Socorro Neri reforça pauta da Educação em encontro com Hugo Motta, favorito na corrida pela presidência da Câmara

Marcio Nunes

Programa Mais Médicos amplia acesso à saúde no Acre com 13 novas vagas

Jamile Romano

Petecão reforça urgência em fortalecer a infraestrutura no Acre, durante reunião com a Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos

Marcio Nunes

Corpo de delegado da PF encontrado sem vida chega ao Morada da Paz sob forte comoção de familiares

Jamile Romano