Atualizada em 28/04/2025 17:04
Com o intuito de facilitar os serviços relacionados à emissão de carteiras de visitantes das unidades prisionais de todo o estado, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), em parceria com a Organização em Centros de Atendimento (OCA), tem levado esses atendimentos de forma mais ágil aos familiares de pessoas privadas de liberdade que moram em Brasileia e municípios próximos.
Vera Mendonça, chefe de unidade da OCA de Brasileia, explica que essa era uma demanda solicitada pela própria população: “A gente tinha muita procura, solicitação da população pedindo que as carteiras fossem feitas aqui na nossa unidade, e a gente estende também para os municípios vizinhos, Xapuri, Epitaciolândia e Assis Brasil”.
K. R., familiar de uma pessoa privada de liberdade, fala que é ótimo ter esse serviço mais próximo: “O atendimento aqui na OCA em Brasileia está adiantando muito a nossa vida. Eu vim de Assis Brasil, e antes precisava ir a Rio Branco para resolver as coisas. Agora chegou mais perto”.
Durante a visita, realizada na última sexta-feira, 25, a equipe da Diretoria de Reintegração Social do Iapen verificou as instalações e o funcionamento do serviço de emissão de carteira de visitantes no município.
“É uma cidade onde não temos uma unidade prisional, então as carteiras precisavam ser confeccionadas e assinadas em locais que tinham. Agora, elas são feitas com todo o procedimento na OCA do município. As carteiras são enviadas para Rio Branco, passam por todos os transmites de investigação, confecção, emissão e assinatura, e retornam para Brasileia, onde o usuário pode estar fazendo o recebimento dela”, ressalta a chefe da Divisão de Assistência Social e Atenção à Família do Iapen, Cláudia Costa.
Para a emissão da carteira de visitante são necessários os seguintes documentos: identidade, comprovante de endereço, e documento que comprove parentesco com a pessoa privada de liberdade. O atendimento presencial é ofertado pela Central de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Também é possível utilizar o atendimento Oca Virtual. A OCA do município está localizada na rua Vitória Salvaterra, nº 179.
[Agência de Notícias do Acre]