28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 30 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Falta de dinheiro no mercado é preocupação para 49% dos empresários rio-branquenses, aponta pesquisa Fecomércio-AC

Atualizada em 30/01/2024 12:20

Para 49% dos empresários, a “falta de dinheiro no mercado” é o fator mais preocupante para as vendas no primeiro semestre de 2024 na capital acreana. Os dados são de pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC), em parceria com o Data Control Instituto de Pesquisa. O estudo tem como base dados levantados no último dia 22 de janeiro com 101 empresários do comércio.

Ainda segundo o levantamento, 22,4% demonstraram preocupação com os níveis de endividamento da população de rio-branquense, além de 10,2%, preocupados com a as cargas tributárias; 5,4%, com o elevado índice de violência à integridade física e patrimonial registrado no município. Outros 4,8% afirmaram consternação quanto ao aumento da concorrência de mercado.

Ainda com relação às ameaças para as vendas do comércio de Rio Branco, têm-se o comércio eletrônico (2,7%), o comércio informal (2,7%) e outras ameaças (2,7%).

Como estratégia para aumento de vendas, a “melhora na qualidade de estoque” representa a melhor tática para 29,5% dos empresários pesquisados. Outros 20,1% se mostraram favoráveis a mais investimentos em promoções; 17,4% devem apostar em mais propagandas e; 14,1%, em preços baixos. No mais, 9,4% admitem sobre mais facilidades para vendas a crédito e 6,7% em mais prazo para o cliente. Por fim, 2,7% manifestam disposição em trabalhar com premiação para cliente.

Segundo o levantamento, para o comércio local, a atividade do grande comércio prejudica em muito a atividade do comércio de menor porte, tanto pela capacidade de sobrepor vantagens comparativas dos produtos em promoção (31,7%), assim como ter maior potencial para atrair novos clientes (26,7%). Entretanto, tem os empresários que admitem mais facilidade para fidelização de clientes pelo comércio de menor porte (21,8%) e aqueles que entendem haver maior preferência do cliente para o comércio de bairros (19,8%).

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Cultura de criação de abelhas sem ferrão garante destaque à produtora acreana em concurso nacional

Raimundo Souza

OCA Móvel faz atendimento em Núcleo de Atenção às Famílias do Iapen

Marcio Nunes

Prefeito em exercício Alysson Bestene sanciona LOA 2025 com crescimento de 11,21% na receita municipal

Jamile Romano

Casos de oropouche ultrapassam 400 registros no Acre e apenas um município ainda não detectou doença

Jamile Romano

Acre tem previsão de chuvas a qualquer hora do dia nesta quinta-feira (9)

Jamile Romano

Sead apresenta estudo sobre novo perfil profissional dos servidores públicos no Congresso Nacional de Gestão Pública

Raimundo Souza