Atualizada em 23/04/2025 09:19
Pedro Henrique Derze do Nascimento, de 18 anos, viveu momentos de terror na tarde desta terça-feira (22), ao ser sequestrado ao deixar uma escola pública localizada na Rua Geraldo Leite, no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco. O jovem foi libertado horas depois e conseguiu retornar para casa.
De acordo com informações da Polícia Militar, Pedro e um amigo foram surpreendidos por dois homens armados. Os criminosos amarraram os jovens e os colocaram na carroceria de uma caminhonete branca, seguindo em direção a uma casa abandonada na Quadra 3 do mesmo conjunto. Durante o trajeto, o amigo conseguiu fugir e avisar a família de Pedro sobre o sequestro.
Já no cativeiro, os sequestradores revistaram o celular de Pedro e encontraram imagens que, segundo eles, sugeririam envolvimento com uma facção rival. As fotos mostravam o jovem fazendo gestos com as mãos e fumando maconha, além de registros de uma festa no bairro 6 de Agosto — área conhecida por ser influenciada por outro grupo criminoso.
A mãe do jovem, Simone Derze, é presidente do Setor 3 da Cidade do Povo, o que pode ter contribuído para a libertação do filho. A grande repercussão do caso e o reforço no policiamento da área também teriam pressionado os sequestradores a liberarem a vítima. Apesar de ter sido solto, Pedro foi ameaçado e acusado verbalmente de manter vínculos com criminosos rivais.
Após o ocorrido, equipes do 2º Batalhão e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) iniciaram as investigações. A Polícia Militar informou que já identificou ao menos dois suspeitos, ambos com antecedentes criminais e investigados por homicídios na região.